Menu
Brasília

Operação da Polícia Militar prende traficantes de drogas no Recanto das Emas

Colaborador JBr

07/07/2016 22h10

Foto: Mateus Alencar

Ana Ferreira
[email protected]

Durante quatro meses, a operação Vellozia, realizada em conjunto pelo 27º Batalhão da Polícia Militar e o BPChoque desarticulou um número expressivo de criminosos que praticavam o crime de tráfico de drogas, no Recanto das Emas. Desde fevereiro, 24 pessoas foram presas, ou apreendidas, suspeitas por envolvimento na prática.

Ao todo, 15 pessoas foram retiradas das ruas por terem mandado de prisão em aberto, 24 veículos foram recuperados e 119 armas de fogo foram apreendidas. A polícia contabilizou um total de 410 pessoas presas e 85 menores apreendidos por envolvimento por crimes relacionados ao tráfico de drogas, como roubos, furtos e porte ilegal de arma de fogo. A operação envolveu as ações de inteligência da unidade especializada, bem como o apoio da unidade de área.

“Sabemos que o trabalho não terminou e o nosso Batalhão continuará com as ações integradas a outras equipes”, afirmou o tenente-coronel, Elisnei Dias, comandante da área.

De acordo com a corporação o crime de tráfico de drogas é um forte gerador de outros crimes e exige um policiamento ostensivo para que as prisões possam ser realizadas em flagrante. Como resultado da ação realizada nos últimos quatro meses, os números captados pelas forças de segurança registram que na cidade existem diversos pontos onde o crime é mais acentuado.

“A cidade do Recanto das Emas não é diferente das demais regiões do DF. O crime de tráfico nos preocupa pois dele oriunda outras práticas criminosas como os homicídios. Com levantamento estatístico, percebemos que cerca de 60 a 70% dos crimes de homicídio da região está relacionado com o tráfico de drogas”, ressaltou Elisnei Dias.

O serviço de inteligência realizou levantamentos e filmagens, em que pode mapear os principais pontos de criminalidade na cidade, chamados de “hots – points” (pontos quentes). Segundo a corporaçãom as técnicas utilizadas além de proteger a comunidade, visam produzir provas e separar os usuários de quem realiza a venda de drogas, para contribuir com o poder judiciário, na análise de condutas criminosas dos réus.

“Nossas ações são pautadas para melhorar a segurança da cidade. Com essas prisões e apreensões os criminosos certamente irão perceber que as ações ilícitas estão sendo observadas. Não nos interessa oferecer riscos a população, nossas ações são cirúrgicas com foco em prender as pessoas que praticam crimes sem colocar em risco os moradores do local”, disse o tenente-coronel do BPChoque, Carlos Paim.

Ainda de acordo com o comandante, os infratores se utilizam de formas e de ações na tentativa de burlarem a atuação da polícia ostensiva. “Ao guardarem grandes quantidades de drogas em diversos locais, os criminosos disseminam os entorpecentes para que sejam revendidos em menores quantidades”, explicou Carlos Paim.

Principais prisões realizadas pelas equipes da Polícia Militar

– No dia 24 de janeiro, foi preso Jonas de Jesus Matos, de 18 anos, considerado  um dos  maiores traficantes do Recanto das Emas. O suspeito foi preso em casa, na quadra 804, e com ele foram apreendidos 1 kg de cocaína e porções de maconha, uma balança de precisão, além de um arsenal de arma de fogo e munições: 2 pistolas Taurus 380 (25 munições); 1 pistola 756 (09 munições); 8 munições calibre 32, 6 munições calibre 28, 1 munição calibre 762.

– Em Junho outros dois dos principais traficantes da região foram presos na quadra 206. Jairo Honório Ferreira, 26 anos e Rodrigo Moreira das Virgens, 20 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

– Também em Junho, na quadra 310, Rosane Martins Silva, 29 anos, foi preso e o filho, menor de idade, foi apreendido pelo crime análogo ao tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos 6 kg de maconha e uma balança de precisão.

– Na quadra 403, um laboratório de lança perfume foi descoberto. No local, foram apreendidos seis menores e contra um deles constava um mandado de busca e apreensão. Com os adolescentes foram localizados 16 litros de lança perfume e vários vasilhames comercializar o produto, além  de uma balança de precisão.

– Na quadra 310,Wanderson dos Santos Goes, 18 anos, conhecido como “Chininha”, foi preso com meio quilo de maconha.

Saiba mais

A operação batizada como “Vellozia” faz referência ao nome científico da plantas “Vellozia Esquamata” encontradas na região. A área inicialmente ocupada por pequenas chácaras possuía grande quantidade dessa planta característica do cerrado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado