Menu
Brasília

Mulher de sargento da PMDF viu covid-19 destruir sua família: “perdi meu marido e meu pai em dois dias”

Aposentados saíram do município de Uraí-PA, onde moravam, e seguiram a Brasília para visitar filha e genro

Redação Jornal de Brasília

23/04/2020 12h49

Ao receber uma visita dos pais, no dia 12 de março, Márcia Cristina dos Santos, de 50 anos, não esperava que fosse passar por momentos tão difíceis. No dia 2 de abril, ela foi informada de que havia perdido o marido para o coronavírus. Dois dias depois, ela recebeu a notícia de que o pai havia falecido em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, também provocada pela Covid-19.

Os aposentados Adalgiza Gonçalves, de 80 anos, e Benedito dos Santos, 84, saíram do município de Uraí-PA, onde moravam, e seguiram a Brasília para visitar a filha e o genro. O plano do casal de idosos era passar algumas semanas na capital.

Na data em que os pais de Márcia chegaram, havia 77 casos de coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil, e apenas dois deles estavam registrados no Distrito Federal. Não havia registro de morte no país e nem qualquer medida de isolamento.

Foto: Arquivo pessoal

O marido de Márcia, o sargento da Polícia Militar (PM) José Romildo Pereira, sempre demonstrou preocupação com a doença. Por atuar nas ruas, José temia levar o vírus para dentro de casa. O casal estava junto há 10 anos e residia na casa que havia construído a pouco tempo. Após 30 anos de trabalho na PM, o policial pretendia se aposentar e realizar diversos planos ao lado da esposa.

Foto: Arquivo pessoal

Entretanto, os planos do casal foram interrompidos pelo coronavírus. Quatro dias após chegar em Brasília, Benedito apresentou dificuldades neurológicas e depois apresentou febre. No mesmo período, José também apresentou problemas de saúde e foi ao hospital no dia 22 de março. Márcia conta que o marido foi diagnosticado com uma gripe alérgica. 

O caso retornou para casa, mas o sargento continuou a apresentar febre alta, mesmo tomando os medicamentos receitados pelo médico.

No dia 26 de março, José começou a ter o caso agravado e apresentou dificuldades para respirar, dores nos pulmões e uma tosse seca. Ao ser encaminha para o hospital, ele apresentou baixa oxigenação e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Márcia voltou para casa e, no dia 27 de março, começou a apresentar sintomas suspeitos de Covid-19. Ela permaneceu em isolamento, trancada dentro do quarto, para evitar contato com a mãe. Após alguns tempo, Márcia, José e Benedito receberam o resultado positivo para o novo coronavírus. 

Notícia do óbito

No dia 2 de abril, Márcia recebeu mensagens de condolências nas redes sociais. Foi quando ela teve conhecimento da morte do marido. Dois dias depois, Márcia foi informada de que o pai teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Ambos foram enterrados com procedimentos fúnebres breves, em caixões lacrados, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Márcia ficou 15 dias em isolamento até ficar totalmente recuperada. No dia 13 de abril, ela saiu da suíte. Márcia faz um apelo para que as pessoas tomem cuidado, usem máscaras e lavem as mãos. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado