Menu
Brasília

Ibaneis estima chegar a 1000 casos de coronavírus e prevê volta às aulas a partir de junho

Governador também anunciou que reabrirá feiras permanentes do DF, mas as deixará sob fiscalização

Willian Matos

01/04/2020 13h23

Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha fez projeções nesta quarta-feira (1) a respeito dos casos de coronavírus no Distrito Federal e do funcionamento de alguns serviços. Baseando-se em estudos e previsões em conjunto com órgãos de saúde, Ibaneis estima que o DF chegará a 1000 casos de Covid-19 no pico das infecções pela doença, que deve ocorrer entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio.

A estimativa é, de certa forma, positiva para o DF, uma vez que o número poderia ser maior em caso de não isolamento da população, como apontam estudos. Além disso, Ibaneis afirma que, caso a previsão de 1000 casos se confirme, as redes pública e privada de saúde conseguirão atender a demanda.

“Chegando nesse número, a nossa saúde dá conta de atender”, afirmou o governador, ao programa DF1, da TV Globo.

Volta às aulas

A data de volta às aulas preocupa estudantes, pais, professores e demais profissionais das redes de ensino local. Perguntado sobre quando as escolas devem estar autorizadas a receber alunos novamente, Ibaneis declarou que apenas a partir do mês de junho. “Não é uma decisão tomada, é uma expectativa. A gente trabalha com números e projeções”, disse o chefe do Executivo, deixando claro que as decisões serão colocadas em prática sob estudos prévios.

Feiras permanentes

Durante a entrevista, Ibaneis revelou que irá permitir que as vendas de alimentos em feiras permanentes voltem a ser realizadas. A medida deve ser publicada no Diário Oficial (DODF) ainda nesta quarta (1). 

De acordo com o governador, a população passou a sentir uma necessidade de adquirir estes alimentos e, por isso, a reabertura das feiras. “Pessoas que gostam de comprar em feiras e precisam de produtos dessa natureza vão ter acesso”, afirmou Ibaneis.

As feiras, no entanto, serão fiscalizadas por forças de segurança e saúde. “Vou colocar equipes do Corpo de Bombeiros e da Saúde e vou manter o controle de acesso a essas feiras. E vou contar com a população para que não crie grandes aglomerações. Se tiver aglomeração, a gente vai lá e fecha novamente.”

Casos no DF

Até a manhã desta quarta (1), o Distrito Federal registrava 354 casos de infecção pelo novo coronavírus.

Dos 354 pacientes:

  • 146 estão recuperados
  • 12 estão em estado grave, internados em UTIs
  • 31 em estado moderado, internados em leitos
  • 222 estão em casa, com sintomas leves
  • 74 estão sob análise

Até o momento, três pessoas morreram vítimas da doença. As vítimas são:

  1. Viviane Rocha de Luiz, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 61 anos
  2. Maurílio José de Almeida, 77 anos
  3. Diógenes Segundo de Carvalho, 73 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado