Menu
Brasília

Ibaneis anuncia reabertura de agências bancárias do DF

Decreto deve ser assinado ainda nesta terça-feira (7). Bancos terão de oferecer máscaras e álcool gel, além de manter distanciamento dos clientes

Willian Matos

07/04/2020 13h11

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta terça-feira (7), que o Governo do Distrito Federal (GDF) permitirá que as agências bancárias sejam integralmente reabertas. Segundo Ibaneis, a decisão deve ser publicada em decreto ainda nesta terça (7), no Diário Oficial do DF (DODF).

A declaração foi dada em entrevista ao programa DF1, da TV Globo. O objetivo do governador é facilitar a vida dos usuários que terão de sacar em breve os benefícios dados pelo Governo Federal aos trabalhadores informais. “As pessoas vão precisar ter acesso a esses recursos”, afirmou Ibaneis.

“Nós vamos fazer essa liberação para que as pessoas possam aliviar um pouco do sofrimento. Sabemos que muitas famílias passando dificuldades, inclusive fome”, declarou. “Esperamos manter o isolamento daqueles que podem ficar em casa, porque é muito importante para a cidade”, prosseguiu o governador.

Prevenção

A liberação do atendimento nas agências, porém, não quer dizer que vai haver um descuido com os beneficiários do auxílio emergencial do governo, bem como os demais usuários. É o que afirma o governador. “Se a gente não abrir as agências, nós temos risco deles [os beneficiários] se avolumarem tanto nas lotéricas quanto nos correspondentes bancários”, explica.

“Essa medida vem exatamente no sentido de fazer com que eles tenham mais opções para fazer o saque do benefício, não se aglomerando nesses postos que já estão liberados.”

Ibaneis afirma ainda que o decreto que reabre as agências terá recomendações aos bancos. “Os bancos têm que fornecer máscaras, álcool em gel, e tem que manter o distanciamento. Nós sabemos que a rede bancária tem condição de fazer isso.”

O atendimento à população nas agências bancárias estava suspenso há pouco menos de um mês, em prevenção ao covid-19. Na semana passada, o GDF já havia reaberto as casas lotéricas e os correspondentes bancários, como o BRB Conveniência.

Com isso, agora o DF tem mais serviços em funcionamento. Além dos bancos e correspondentes bancários, as feiras estão abertas para venda de produtos desde o último sábado (4). As atividades essenciais, como segurança, supermercados e farmácias, seguem funcionando sem restrição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado