Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Hospital da Criança comemora dois anos com a construção do segundo bloco

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), inaugurado em 23 de novembro de 2011 completa dois anos com mais de 680 mil atendimentos realizados até o final de outubro. Para comemorar a data, acontece nesta sexta-feira, 22, às 8h30, uma cerimônia especial no Hall do HCB. O evento também faz parte da I Semana de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente com palestras sobre temas que podem tornar mais segura a passagem dos pacientes por um hospital pediátrico.

 

O Hospital da Criança alcançou suas metas em dois anos. Dentre os mais de 680 mil (680.500) atendimentos realizados até o final de outubro de 2013, estão mais de 422 mil exames diagnósticos (422.503) e de 119 mil consultas (119.544). O HCB realizou mais de 19 mil diárias (7.604 internações e 12.064 hospital-dia), mais de 13 mil seções de quimioterapia (13.814) e mais de cinco mil transfusões (5.158).

 

A solenidade de comemoração terá a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, além de representantes do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Câncer e Hemopatias (Abrace) e outros.

 

Além dos serviços oferecidos no Bloco I, a construção de um novo bloco, previsto para o final de 2014, oferecerá mais espaço e opções. O Bloco II terá 21 mil m² construídos, 164 leitos de internação e 38 de UTI, centro cirúrgico, central de material esterilizado, áreas de apoio, laboratórios de análises clínicas e laboratórios especializados.

 

Atualmente o HCB tem sete mil m² construídos, 30 consultórios médicos, 22 leitos de internação. Ainda será construído um segundo prédio que terá dois pavimentos, 21 mil m² e 202 leitos (20 de UTI e 18 de cuidados intermediários), um Centro Cirúrgico e um Centro de Ensino e Pesquisa.

 

O Hospital da Criança é público, faz parte da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e é administrado pelo Icipe. Por ser de especialidades pediátricas, o hospital não tem emergência. A criança atendida em um posto de saúde ou hospital da rede, que precise de consulta especializada, será encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta na central de regulação.

 

Novembro Dourado

 

O mês de novembro, assim como a data de aniversário do HCB, é especial por outras razões, também. Instituído pela Lei 11.650, de 2008, o dia 23 de novembro celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil . Durante o “Novembro Dourado”, monumentos e prédios recebem iluminação amarela. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados. E, dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade