Menu
Brasília

Grupo suspeito de lavagem de dinheiro segue na mira da PCDF

Segunda fase da operação, que mira um grupo acusado de lavagem de dinheiro por meio de empresas variadas, é realizada nesta sexta (28)

Willian Matos

28/08/2020 7h53

A Polícia Civil (PCDF) realiza, na manhã desta sexta-feira (28), a segunda fase de uma operação que mira um grupo suspeito de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Os suspeitos estariam cometendo a lavagem através de empresas de variados ramos e de compras e vendas de imóveis e carros de luxo.

Na primeira fase da operação, em julho, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Nesta sexta (28), são cumpridos mais 10 em várias regiões: Ceilândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Um dos mandados é cumprido em uma empresa de revenda de carros de luxo.

A segunda fase se desencadeou após análise do conteúdo apreendido na primeira. Os dados mostram que há outros suspeitos envolvidos nas práticas criminosas. Agora, o objetivo é aprofundar ainda mais as investigações.

Até o momento, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e duas armas de fogo. Não houve prisão em flagrante.

Foto: Divulgação/PCDF

Segundo apurações das autoridades, um grupo empresarial composto por parentes estaria usando “laranjas” como sócios para ocultar o patrimônio familiar. Os acusados colocavam estas pessoas como sócias em empresas que estavam com dívidas tributárias elevadas. Os laranjas, então, finalizavam as empresas.

O grupo ainda usava como sócios parentes que moram no exterior, para impedir investigações fiscal, cível e penal e blindar o patrimônio. Com os valores ocultos, os acusados adquiriam carros e lotes em condomínios irregulares. Suspeita-se que a dívida tributária das empresas ultrapasse os R$ 5 milhões.

Além da PCDF, atuam na operação o Ministério Público (MPDFT) e a Receita Federal.

Foto: Divulgação/PCDF

 

Os delegados Leonardo de Castro e Marcos Paulo Costa, da Cecor, falam sobre a operação:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado