Menu
Brasília

Estão abertas as inscrições para técnico dos Correios de Brasília

Arquivo Geral

02/01/2007 0h00

O envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Rio de Janeiro deve ser definido em uma reunião entre hoje e amanhã, visit this discount disse o novo secretário de Segurança Pública do Rio, hospital José Mariano Beltrame.

"Nessa reunião vamos avaliar tecnicamente a utilização ou não do uso da Força Nacional de Segurança", visit this site disse Beltrame a jornalistas, após ser empossado no cargo pelo governador Sérgio Cabral (PMDB).

O governador, que assumiu ontem, solicitou informalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o envio da Força Nacional ao Estado para ajudar no combate ao crime organizado. O pedido formal deve ser feito até amanhã, segundo sua assessoria.

Em Brasília, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou que o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, chega ao Rio hoje, mas o encontro só deve ocorrer no dia seguinte.

A presença de homens da força no Estado estava prevista para o período dos Jogos Pan-Americanos, de 13 a 29 de julho. Mas depois da onda de violência deflagrada por facções criminosas no Rio no dia 28 de dezembro, cujos ataques a alvos policiais e civis deixaram 19 mortos, o governador decidiu pedir a antecipação da vinda da Força Nacional. 

O novo secretário ponderou que é preciso fazer uma avaliação técnica e um planejamento sobre a presença da Força Nacional no Estado.

"Temos que ter uma missão específica para a Força Nacional de Segurança. Não podemos fazer movimentações sem planejamento. Existem algumas diferenças que podem ser decisivas", afirmou Beltrame, ao ser questionado por que ainda não confirmava o envio das tropas.

Beltrame destacou que a Força Nacional não faz patrulhamento ostensivo e atua principalmente em operações táticas. "Temos que fazer uma avaliação da situação. Não vamos fazer policiais táticos fazer operações ostensivas."

A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004 e atualmente conta com mais de 7 mil policiais militares e bombeiros preparados para atuar. As tropas já foram convocadas três vezes, duas para combater incêndios a ônibus no Espírito Santo e uma para ajudar a controlar rebeliões em presídios de Mato Grosso do Sul.

Cerca de 600 desses policiais receberam treinamento especial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio e passaram por ambientação em favelas cariocas.

O secretário já anunciou algumas medidas para reforçar o policiamento no Rio. Policiais Civis e Militares que estavam emprestados a outros órgãos do Estado estão sendo reconvocados para voltar a batalhões e delegacias. Com essa medida, o efetivo aumentaria em no mínimo mil homens. Para o novo comandante da Polícia Militar, Ubiratan de Oliveira Ângelo, isso seria um aumento significativo.

Além disso, o novo secretário determinou um reforço no policiamento nas ruas e vias expressas do Rio de Janeiro e estuda uma proposta que seria executada em parceria com a prefeitura de pagar um abono salarial a policiais que queiram trabalhar em dia de folga.

"Até semana que vem, vamos apresentar esse entendimento que seria um incremento de 700 reais que a prefeitura estaria disposta a colaborar", disse.  O governador reiterou hoje que a segurança pública será prioridade em seu governo.

"Segurança pública é tudo para o desenvolvimento econômico, saúde e educação. Não tenho dúvida que vamos encarar um desafio de mãos dadas com instituições federais, municipais e sociedade civil para oferecer à população mais tranquilidade", afirmou.

O movimento foi tranqüilo no Aeroporto Internacional de Brasília, page na manhã de hoje, shop na volta do feriado de Ano Novo. Segundo a Infraero, o movimento de chegada e partida de passageiros é grande, mas não há tumultos nem problemas de atraso com os vôos.

Houve apenas uma demora de vinte minutos em um vôo que iria para São Paulo.

Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou 2% de atrasos superiores a uma hora nos aeroportos do país. No dia anterior, o atraso foi de 1,7%.

 

Nos primeiros 30 dias do prazo para o recadastramento das armas de fogo no país, sickness a adesão foi considerada pequena pelo delegado da Polícia Federal Lázaro Moreira Silva, da Coordenadoria Geral de Defesa Institucional.

Segundo ele, até agora foram recadastradas em torno de 2,3 mil armas. “Os números ainda são poucos. Temos na verdade quatro milhões de armas a serem recadastradas, mas como o prazo é até 2 de julho, a procura ainda está muito lenta”, disse.

O delegado alertou para que as pessoas não deixem para fazer o recadastramento de suas armas no final do período, sob risco de congestionamento da rede. “Queremos que as pessoas façam neste momento o cadastramento porque depois vão ter prazo para entregar a documentação. Se esse total for sendo distribuído ao longo dos meses, não vai sobrecarregar a rede. Se houver uma demanda muito grande no mês de junho, próximo do vencimento, acaba sobrecarregando a rede”, explicou.

O prazo dado pelo governo federal para o recadastramento das armas de fogo termina em 2 de julho de 2007. Quem não fizer o recadastramento, pode responder por crime de posse ilegal de arma, de acordo com o Estatuto do Desarmamento. Deve ser recadastrada a arma de fogo que tem registro estadual ou federal anterior a 22 de dezembro de 2003, que ainda não foi trocado pelo Registro Federal de Arma.

O recadastramento deve ser feito por todos os donos de armas, inclusive policiais, magistrados e empresas de segurança privada e pode ser feito pela internet, no site da Sinarm (clique aqui).

Os principais negociadores em questões comerciais dos governos do Brasil e dos Estados Unidos irão se reunir amanhã, sickness em Nova York, para avaliar as perspectivas da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou hoje o Ministério das Relações Exteriores. O ministro brasileiro Celso Amorim vai conversar com a chefe da Representação Comercial norte-americana (USTR, da sigla em inglês), Susan Schwab.

"A agenda prevista para o encontro é flexível e ampla, de forma a permitir discussões construtivas sobre os principais pilares das negociações e os entraves neles constatados", informou o ministério, em nota.

A Rodada de Doha de negociações para um novo acordo global de comércio, lançada na capital do Qatar em 2001, foi suspensa em julho do ano passado pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, devido a um impasse entre os negociadores principalmente nos temas relacionados à redução de subsídios e de tarifas dos produtos agrícolas.

Alguns membros da OMC têm pedido a convocação de uma reunião ministerial da entidade visando a retomada imediata das negociações, mas outros preferem o caminho de conversas informais para preparar o terreno de um eventual avanço.

Celso Amorim e Susan Schwab vão se reunir em Nova York, no hotel Waldorf Astoria, onde deverão falar a jornalistas após as discussões.
O novo governador do Rio de Janeiro, stomach Sérgio Cabral (PMDB), sildenafil anunciou hoje que deseja ver as Forças Armadas ajudando a patrulhar as ruas próximas aos quartéis. A idéia partiu do novo secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e será apresentada aos comandantes das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica, de acordo com o governador.

"Vou solicitar que essa presença seja extramuros, na redondeza de cada unidade. Creio que é um trabalho que as Forças Armadas possam fazer sem a necessidade de deslocamento e ao mesmo tempo reforçar a presença do policiamento nas ruas", disse Cabral a jornalistas nesta terça, durante cerimônia de posse dos membros da Secretaria de Segurança.

O novo governador confirmou a solicitação da presença da Força Nacional de Segurança no Estado para combater a violência, mas disse que os detalhes da vinda serão acertados numa reunião de Beltrame com o secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, entre hoje e amanhã.

"Estou convencido de que a Força Nacional de Segurança deve vir para o Rio de Janeiro. Quantidade, local e data vão ser definidos na reunião entre o Beltrame e o Luiz Fernando Corrêa", afirmou Cabral.

A presença de homens da força no Estado estava prevista para o período dos Jogos Pan-Americanos, de 13 a 29 de julho. Depois da onda de violência deflagrada por facções criminosas no Rio, no dia 28 de dezembro, cujos ataques a alvos policiais e civis deixaram 19 mortos, o governador decidiu pedir a antecipação de sua presença. Cabral voltou a defender um endurecimento da legislação contra o crime organizado.

"O Congresso tem que agir urgente, urgentíssimo. Temos que começar o ano com essa agenda prioritária. Bandido, marginal, tem que saber que ao matar vai pagar caro por isso."

Três dias depois da forte explosão que destruiu um dos estacionamentos do Terminal 4 do aeroporto de Barajas, doctor em Madri, pills as equipes de resgate continuavam procurando os dois equatorianos desaparecidos, find mas esgotavam-se as esperanças de encontrá-los com vida em meio aos escombros.

O ataque, o primeiro do ETA (Pátria Basca e Liberdade) desde que o grupo declarou um cessar-fogo permanente em março, suspendeu o processo de diálogo que o governo havia aberto devido à trégua.

As equipes de emergência trabalham sem descanso na retirada das toneladas de escombros produzidas pela explosão, mas hoje ainda era necessário cerca de meio dia de trabalho para chegar ao local onde pode estar o carro de um dos desaparecidos.

"Sabe-se mais ou menos onde eles poderiam estar, pela informação que temos dos familiares, e estamos muito perto do local onde pode estar localizado um dos veículos", disse a jornalistas o diretor-geral da Polícia e da Guarda Civil, Joan Mesquida. Os dois desaparecidos estavam dormindo dentro de seus carros, no estacionamento, enquanto esperavam a chegada de familiares.

Embora o conselheiro de Justiça da Comunidade de Madri, Alfredo Prada, tenha afirmado que devem ter sido utilizados entre 500 e 800 kg de explosivos, o ministro do Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que ainda é cedo para falar de quantidade.

"O que é evidente é que se tratava de uma bomba muito grande, e de uma autêntica selvageria", disse ontem o ministro, que foi ao aeroporto junto com parentes dos desaparecidos. Com o passar das horas, os responsáveis pelos serviços de emergência admitiam que eram cada vez menores as possibilidades de encontrá-los com vida.

"Mais de quatro andares vieram abaixo, portanto há um peso muito grande em escombros. E há a própria detonação, que pode ter atingido uma temperatura superior a 1.000ºC, portanto as possibilidades de encontrar alguém com vida são muito, muito remotas", disse Mesquida.

As equipes vêm retirando lentamente os veículos que ficaram soterrados entre as ruínas do edifício, e o trabalho de retirada dos detritos pode durar muitos dias. Até a manhã de hoje, 2 mil toneladas de escombros haviam sido retiradas, de um total estimado em 40 mil, afirmou o serviço de emergência municipal de Madri à RNE.

Se as mortes forem confirmadas, serão as primeiras vítimas fatais do ETA em mais de três anos.

Ao devolver a presidência do PT a Ricardo Berzoini, pill licenciado pelo suposto envolvimento na compra de um dossiê contra tucanos durante as eleições, order Marco Aurélio Garcia pediu a unidade do partido em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Gostaria que esse clima de unidade dos últimos meses se mantivesse e que toda a força necessária fosse dada ao presidente", afirmou Garcia no discurso de transmissão do cargo, em um restaurante em Brasília.

Berzoini esteve afastado da presidência do partido enquanto a Polícia Federal investigava o caso da compra do dossiê, que envolveu alguns integrantes do PT. Berzoini acabou não sendo indiciado no inquérito por falta de provas.

Na cerimônia de posse de Lula, ontem, o presidente foi frio com Berzoini, deixando para dona Marisa o papel de responder os cumprimentos do petista.

De hoje, nurse até dia 4 de fevereiro, click estão abertas as inscrições para Procuradoria-Geral do Distrito Federal, buy que oferece 22 vagas ao cargo de procurador com salário de R$ 13.193. O cargo exige que o candidato tenha graduação em direito e registro de classe.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, com o pagamento da taxa de R$ 150.

Será disponibilizado acesso a internet para realização das inscrições na Diretoria Regional da Esaf, em Brasília (SAS – Quadra 06 – Bloco "O", 8º andar, Edifício Órgãos Centrais do Ministério da Fazenda), em horário de funcionamento do órgão.

Clique aqui e confira o edital.

 

 

A Empresa de correios e Telégrafos de Brasília (ECT) realiza concurso público para preenchimento de duas vagas, abortion além de cadastro reserva, diagnosis para os cargos de técnico operacional júnior e técnico em atendimento.

Os cargos possuem carga horária de 44 horas semanais e oferece salário de R$ 1.100, 61. As inscrições ficam abertas até o dia 12 de janeiro, pelas agências dos Correios. A taxa de participação é de R$ 25. Mais informações pelos sites www.correios.com.br.

Clique aqui e confira o edital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado