Menu
Brasília

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Oitenta e oito postos de vacinação estarão abertos até o fim da tarde. Confira os endereços

Redação Jornal de Brasília

15/02/2020 11h53

Foto: Agência Brasil

Esta primeira etapa da Campanha teve início na segunda-feira (10), se estende até o dia 13 de março e é destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade. Os locais de vacinação podem ser conferidos aqui.

Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. A Secretaria de Saúde do DF recebeu 168 mil doses da tríplice viral.

Outras duas etapas de mobilização nacional contra o sarampo devem acontecer para alcançar outros públicos. Segundo o Ministério da Saúde, uma prevista para começar em junho, para reforço do público de 20 a 29 anos, e outra para agosto, abrangendo a população de 30 a 59 anos de idade.

Brasil

Neste sábado, 15, 42 mil postos de saúde de todo o Brasil estarão abertos para o dia D de vacinação contra o sarampo, doença altamente contagiosa e que pode levar à morte. Nesta etapa da campanha devem ser vacinadas crianças e jovens de 5 a 19 anos. Até 13 de março, o Ministério da Saúde espera vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária.

O horário de abertura dos postos de saúde varia de região para região. Na capital paulista, a maioria abriu às 8 horas. Algumas unidades ficarão abertas até 17 horas.

Na sexta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a morte de um bebê de oito meses, que não tinha sido vacinado. Foi a primeira vítima da doença no Estado desde o ano 2000. A criança morreu em 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A campanha reforça a importância da vacinação para prevenir o surto da doença. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo afirma que o público que não se vacinar neste sábado pode ir até o dia 13 de março em um dos postos de saúde da cidade. No mesmo período, a pasta intensificará a vacinação contra sarampo em pessoas de até 29 anos de idade e também contra febre amarela para todas as idades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado