Menu
Brasília

Depois de Ibaneis, governador do Nordeste pede ajuda à China

O governador solicita “envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando”

Aline Rocha

21/03/2020 11h19

Foto: Reprodução

Após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, solicitar auxílio da China para conter o avanço do novo coronavírus na capital, o governador da Bahia, Rui Costa, também entrou em contato com a Embaixada da China no Brasil para solicitar apoio. 

“No momento atual, o Brasil, o Nordeste e a Bahia vivem a maior crise sanitária dos tempos modernos causada pelos efeitos perversos da pandemia causada pelo novo coronavírus, o COVID-19”, disse o governador, em ofício. 

A solicitação é de colaboração “por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando. Em especial, temos necessidade de leitos de UTI e respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento do pico da epidemia”. 

“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos. Seguros de contar com seu apoio em particular e, em especial, com o apoio do Governo da República Popular da China, estaremos à disposição para o que for necessário para apoiar o bom entendimento entre nossos povos”, finaliza o governador. 

Polêmica

Vale lembrar que, na tarde desta sexta-feira (20), dois dias após o deputado Eduardo Bolsonaro criar polêmica com o embaixador da China no Brasil e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, se pronunciar, manifestantes colocaram faixas com ofensas em frente à Embaixada em Brasília.

Os dizeres foram fincados em frente à unidade diplomática na tarde de sexta-feira (20). Houve uma filmagem e, depois, as faixas foram retiradas supostamente pela mesma pessoa, ainda não identificada. 

 

Em postagem no Twitter, Eduardo Bolsonaro republicou a mensagem de outro usuário que escrevera: “A culpa pela pandemia de coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É do Partido Comunista Chinês”. O parlamentar ainda acrescentou uma comparação com o desastre nuclear de Chernobyl e disse que o governo de Xi Jinping, chamado por ele de “ditadura”, escondeu a epidemia.

“Quem assistiu (sic) Chernobyl (filme sobre o desastre nuclear) vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu o deputado

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado