Menu
Brasília

Brasileiras Fernanda e Isabel confirmam vaga na vela em Pequim

Arquivo Geral

09/02/2008 0h00

As velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan não tiveram que se desgastar na raia para carimbar o passaporte na equipe brasileira de vela que irá aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Sem adversárias inscritas para a Seletiva Brasil, que começa hoje e termina sexta-feira, no Rio de Janeiro, elas só precisaram entrar na água para garantir a vaga na classe 470.

“Não garantimos a nossa vaga em Pequim nesta seletiva. Conseguimos a vaga muito antes, quando conseguimos fazer uma campanha bem consistente”, ressalta a gaúcha Fernanda. Aos 27 anos, ela se prepara para a terceira olimpíada da carreira. Em Sydney-2000 foi 19ª com Maria Krahe e em Atenas melhoro duas posições competindo ao lado de Adriana Kostiw.

“Ganhamos os principais títulos nacionais e sul-americanos e acho que acabamos desestimulando as adversárias. Claro que o interessante seria competir, disputar a vaga na água, mas acho que fizemos por merecer”, lembra a velejadora. “Garantimos a vaga para o Brasil no Mundial e, no fundo, acabamos garantindo a nossa própria vaga”.

A proeira niteroiense Isabel Swan, de 24 anos, fará sua estréia olímpica e está animada porque a dupla terá um bom tempo de preparação. “Vamos viver o clima da Olimpíada a partir de agora. Temos uma série de competições pela frente e o importante é chegar bem em Qingdao”, destaca a velejadora, que se mudou para Porto Alegre para treinar com Fernanda. Juntas desde 2005, elas treinam sob o comando do técnico Paulo Ribeiro.

Além do 470 feminino outros dois barcos já estão assegurados para Qingdao: 49er com André Fonseca e Rodrigo Duarte, classificados no Campeonato Mundial de Sorrento, e 470 masculino com Fabio Pillar e Samuel Albrecht, garantidos no Mundial de Port Phillips, ambos na Austrália em janeiro.

Demais classes 

A Seletiva de vela indicará os representantes brasileiros também nas classes Star, Finn e RS:X (masculino e feminino). A classe Laser Standard terá uma eliminatória separada, de 22 a 29, também no Rio. Estão previstas 14 regatas (duas por dia), com um número mínimo de 11.

O sábado começou com pouco vento nas raias da disputa. Na primeira regata, disputada com ventos de 8 a 10 nós de velocidade, Lars Grael e Marcelo Jordão venceram no Star, seguidos pelos campeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada e por Alessandro Pascolato e Ronald Seifert.

No Finn, Eduardo Couto, especialista no Laser, foi o vencedor da primeira regata. César Gomes Neto ficou em segundo lugar, com Jorge João Zarif, em terceiro.

Ricardo Winicki, o Bimba, venceu as duas primeiras regatas da RS:X, confirmando seu favoritismo. No feminino, Patrícia Freitas venceu a segunda regata e ficou em segundo na primeira, assumindo a liderança na classe. Catarina Freitas, irmã de Patrícia, está em segundo lugar (venceu a primeira regata e ficou em terceiro na segunda).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado