Menu
Brasília

Aula virtual aplica conhecimentos de física em acidentes de trânsito

Projeto que busca conscientizar jovens começa por escola do Lago Sul

Redação Jornal de Brasília

10/06/2020 13h50

Como forma de conscientizar os jovens e ajudar os professores das escolas em momento de pandemia, a Seção de Delitos de Trânsito participou nesta terça-feira (9) de uma aula on-line de física sobre energia e quantidade de movimento aos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Lago Sul.

O Perito Criminal e chefe da Seção, Vinícius Lima, conta que a ideia surgiu em um grupo de trabalho do qual participa. “O intuito é aproveitar o período de cancelamento das aulas por conta da pandemia e ajudar as escolas a criar conteúdo educacional, motivando o aluno, mostrando como utilizamos a física na nossa prática de acidentes de trânsito”, explica.

A aula foi transmitida a partir de 8h para 30 alunos pela plataforma Google Meet. Elvis Vilela, licenciado em física e mestre em Ensino de Física, foi o professor responsável por guiar os alunos. “Durante as aulas os alunos sempre procuram saber da aplicação daqueles conceitos no dia a dia deles. Tivemos a oportunidade de ter a presença de profissionais que lidam diariamente com esse tipo de trabalho, onde os conceitos são aplicados, então fica muito mais legal”, destaca Vilela.

A aula oferecida pelos Peritos Criminais foi divida em três partes. A primeira voltada para perguntas sobre a carreira profissional, as possíveis áreas de atuação. Depois, sobre a importância do uso do cinto de segurança, principalmente no banco traseiro aplicando-se as Leis de Newton e Energia. E a terceira parte em exercícios sobre a aplicação da física no trânsito, com conceitos nos quais o aluno visualize o impacto da velocidade e as consequências da alta velocidade em acidentes de trânsito.

Vilela afirmou que a aula foi muito bem recebida entre os alunos. “O retorno foi muito positivo, eles perceberam a importância daquele momento para a vida deles”, acredita. Para Lima, perito criminal, a aula desta terça-feira foi apenas o início de uma proposta para tornar mais conhecido o trabalho dos Peritos Criminais. “Temos um projeto de nos aproximar mais da sociedade, mostrando a importância do nosso trabalho para redução dos acidentes de trânsito no DF”, explica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado