Menu
Brasília

Após o fim da greve, metroviários ameaçam nova paralisação

Áudios revelam a sinalização de metroviários organizando uma nova paralisação. Assembleia da categoria está marcada para esta quinta (1), às 21h30

Willian Matos

01/08/2019 11h03

Foto: Agência Brasília

Willian Matos
[email protected]

14 dias após a maior greve dos metroviários da história do Distrito Federal, a categoria pode estar caminhando para uma nova paralisação. Em mensagens de voz que circulam em aplicativos de conversas e redes sociais, alguns metroviários sinalizam essa possibilidade. Líderes do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô) organizam uma assembleia prevista para ter início às 21h30 — apesar de alguns áudios mencionarem 22h — desta quinta-feira (1/8), na Estacão Águas Claras. A mensagem abaixo fala sobre a reunião.

A nova greve seria reação de defesa em relação a determinação do Tribunal Superior de Justiça (TST) do último dia 9 de julho, que derrubou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos metroviários. Por conta da suspensão, os servidores deixarão de receber, neste mês de julho, auxílios como vale-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, entre outros. O corte pegou a todos de surpresa.

Última greve dos metroviários durou 77 dias. Foto: Rayra Paiva Franco/CEDOC/Jornal de Brasília

Segundo as informações que circulam em grupos de WhatsApp, o objetivo é buscar acordo para que não seja preciso retornar à rotina de greve. Representantes do SindMetrô estiveram no gabinete da presidência do TST para negociação na última quarta-feira (31/7). “A expectativa é que seja favorável à gente no sentido de reverter a suspensão das liminares, até para que a categoria não tenha que voltar a uma situação de conflito, que seria a retomada da greve para estabelecimento da negociação e de um novo Acordo Coletivo de Trabalho”, afirma um membro. Ouça no áudio abaixo:

Em outra mensagem de voz, uma mulher responde perguntas com relação ao percentual de funcionários que teria de trabalhar caso haja uma nova paralisação. “Estas questões sobre como será feita a estratégia de greve, percentual de funcionamento, entre outras, serão discutidas na assembleia”, responde.

Procurada, a diretoria do SindMetrô não havia atendido as ligações da reportagem até a última atualização da matéria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado