Menu
Brasília

Aeroporto de Brasília terá segurança reforçada para posse presidencial

Arquivo Geral

29/12/2018 10h07

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Da Redação
[email protected]

A posse presidencial deve movimentar o Aeroporto de Brasília entre os dias 27 de dezembro de 2018 e 2 de janeiro de 2019. A expectativa é de 2,3 mil pousos e decolagens no período. Espera-se para 1º de janeiro o dia de maior movimentação. Por conta do fluxo, as polícias Federal, Militar e Civil vão aumentar o efetivo do terminal, além da própria equipe de segurança privada.

Autoridades, convidados e interessados em acompanhar a posse presidencial são esperados no aeroporto. Além disso, ainda haverá o fluxo de passageiros retornando dos destinos de Natal e Ano de Novo. A espera é grande também na área dos hangares, onde costuma ter fluxo de aeronaves executivas.

Para atender à demanda e assegurar o pleno funcionamento do Terminal, as polícias Militar, Civil e Federal vão incrementar a segurança do espaço. As equipes vão contar ainda com o apoio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) e com agentes do Batalhão de Trânsito (BPTrans), que vão monitorar todo o sítio aeroportuário. Do balão do Aeroporto até a área de embarque, o reforço será ampliado.

Pedro Ventura/Agência Brasília

O Aeroporto de Brasília também possui com uma base fixa da Polícia Militar no terminal aéreo. O ponto de apoio está localizado no piso de desembarque e funciona 24 horas. A cada turno, dois policiais militares são destacados para fazer a segurança e auxiliar passageiros.

Além do auxílio dos órgãos públicos e com as mais de 1.300 câmeras de monitoramento, haverá a presença dos funcionários da vigilância privada da Inframerica. As equipes acabaram de passar por treinamento de técnica antiterrorismo com o exército brasileiro.


Recomendações

A orientação da concessionária é que passageiros cheguem para seus voos com 2h de antecedência para embarques domésticos e 3h para os internacionais. Para agilizar o embarque, espera-se que os passageiros sigam as seguintes orientações:

» Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site (www.bsb.aero) ou pelo aplicativo do Aeroporto.

» Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, de motorista e de trabalho.

» A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. A sala fica localizada próximo ao balcão de pagamento de estacionamento, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 23h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Fora do horário de atendimento, é preciso buscar ajuda no balcão de informações. O telefone de contato do Achados e Perdidos é o 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.

» Malas e bagagens de mão devem estar sempre sob a posse de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.

» O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.

» Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones?.

» Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de entrar no carro.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado