Menu
Brasília

Acordo de cooperação técnica estuda processo de metropolização da capital

Codeplan e Ipea debatem sobre o processo de metropolização e as ações, dificuldades e tentativas de institucionalizar a Região Metropolitana de Brasília

Catarina Lima

04/06/2020 12h20

Grupo deve se concentrar no Museu antes de caminhar até Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Instinto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), celebraram acordo de cooperação Técnica com o objetivo de aprofundar o debate sobre o processo de metropolização da capital federal e as ações, dificuldades e tentativas de institucionalizar a Região Metropolitana de Brasília.

O acordo entre a Codeplan e o Ipea permite o compartilhamento e a produção de estudos aprofundados sobre as características da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), composta pelo DF e por 33 municípios de Goiás, Minas Gerais e do DF, além da Área Metropolitana de Brasília, formada pelos 12 municípios goianos que circundam o Distrito Federal. Segundo dados da Codeplan, somente os municípios goianos de Águas Lindas, Valparaíso e Luziânia têm juntos uma população de um milhão de habitantes, que utiliza a infraestrutura da capital.

Pesquisa da Companhia brasiliense verificou que 200 mil pessoas dos três municípios goianos vêm ao DF todos os dias para trabalhar e mais 300 mil se deslocam para a capital por diversos motivos, como saúde, compras, lazer etc, sendo necessário pensar políticas públicas que atendam não só o DF, mas também as cidades vizinhas.

O presidente da Codeplan, Jean Lima, disse esperar que o trabalho em conjunto com o Ipea sirva para a formulação de políticas públicas para a região metropolitana nos setores de saúde, educação, transporte e segurança pública, e, assim, melhore a qualidade de vida da população que a compõe.

Jean Lima chamou atenção também para mudanças na relação com as cidades vizinhas. “Não há como olhar Brasília de uma maneira isolada. As pessoas do entorno trabalham, consomem no DF e nosso território passa a ser central no cotidiano destas populações”, avaliou.

Entre o DF e os municípios goianos que estão no entorno existem grandes diferenças, a começar pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indicadores municipais de Luziânia, Valparaíso e Águas Lindas, por exemplo, são de 0.701; 0,746; e 0,686, respectivamente. Enquanto isso, no DF o IDH do DF é de 0,824.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado