Menu
Brasília

Vacinação das forças de segurança do DF começa hoje

Por ora, estão disponíveis apenas 2.310 doses. Cada força de segurança montou um cronograma para priorizar servidores da linha de frente

Willian Matos

05/04/2021 7h44

Drive-thru vacina idosos acima de 80 anos. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

A imunização dos profissionais das forças de segurança do Distrito Federal terá início a partir desta segunda-feira (5). A data inicial era o último sábado (3), mas a Secretaria de Saúde decidiu remarcar para que houvesse melhor preparo por parte dos policiais, bombeiros e afins.

Por ora, estão disponíveis apenas 2.310 doses. Como o quantitativo ainda não é suficiente para todo o grupo, a Secretaria de Saúde montou um cronograma pensado nos dias de hoje (5) e amanhã (6) com apenas uma parcela de cada força de segurança.

Os profissionais serão vacinados em unidades básicas de saúde (UBS) específicas. Veja o cronograma:

  • Polícia Militar (PMDF): 770 profissionais. Vacinação na UBS 1 Núcleo Bandeirante
  • Polícia Civil (PCDF): 350 profissionais. Vacinação na UBS 1 Guará
  • Polícia Federal (PF): 240 profissionais. Vacinação na UBS 1 Riacho Fundo
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF): 70 profissionais. Vacinação na UBS 1 Candangolândia
  • Polícia Penal: 80 profissionais profissionais. Vacinação na UBS 4 Lúcio Costa
  • Corpo de Bombeiros (CBMDF): 460 profissionais. Vacinação na UBS 1 Estrutural
  • Ministério da Justiça: 120 profissionais. Vacinação na UBS 1 Candangolândia
  • Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF): 50 profissionais. Vacinação na UBS 1 Riacho Fundo
  • Sistema socioeducativo: 60 profissionais. Vacinação na UBS 4 Guará

Servidores do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Departamento Penitenciário (Depen-DF) serão vacinados apenas na terça-feira (6). Os membros do Depen poderão se dirigir à UBS 1 da Candangolândia pela manhã. Já os do Detran serão imunizados na UBS 4 do Guará, pela tarde.

A organização e postos para aplicação das doses serão definidos de acordo com o plano interno de cada órgão e deverá levar em conta critérios como idade e maior exposição ao risco de contágio e transmissão.

Outros critérios

De acordo com o secretário, a divisão escalonada das doses levou em consideração critérios estabelecidos pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), informados por meio de nota técnica (Nº 297/2021).

O documento recomenda a disponibilização das doses para profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ordenados por prioridade. A ordem da vacinação segue da seguinte forma: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado