Menu
Brasília

Um dia após nomeação, governo do ES demite ex-diretor do BRB preso nesta terça (29)

Arquivo Geral

29/01/2019 13h49

Vasco Cunha, ex-diretor do BRB. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

Vasco Cunha Gonçalves, presidente licenciado do Banco de Brasília (BRB), será afastado do cargo de presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) – função da qual foi nomeado nessa segunda-feira (28). Nesta terça-feira (29), a Polícia Federal, com apoio do Ministério Público, deflagrou uma operação que visa desarticular uma organização criminosa instalada no BRB que praticava crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e corrupção. Vasco Cunha é um dos três alvos dos mandados de prisão.

Por nota, o Governo do Estado do Espírito Santo esclareceu que o nome do administrador foi aprovado pelo Banco Central, “que promove rigorosa análise dos currículos dos indicados para bancos públicos”. Além disso, a operação seguia em segredo de Justiça, por isso, o Governo alegou ter sido “surpreendido pelos fatos”.

“O Conselho Administrativo do Banestes acabou de escolher Silvio Henrique Brunoro Grillo, atual diretor de Tecnologia do banco, para assumir a presidência em substituição a Vasco Cunha Gonçalves. Auditor Externo do Tribunal de Contas do ES, ele ficará no cargo até que o novo presidente seja escolhido e nomeado”, explicou.

O Banestes também se pronunciou sobre o caso. A assessoria do banco capixaba reiterou a nomeação de Silvio Henrique Brunoro Grillo para o cargo interino de presidente e disse que aguarda o andamento das investigações para novos pronunciamentos.

“O Banestes aguarda o andamento das investigações pelos órgãos competentes, e maiores informações, assim que confirmadas, serão tempestivamente comunicadas ao mercado em geral”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado