Menu
Brasília

Tendas de acolhimento fecharam domingo com mais de 1,4 mil atendimentos

Desde 11 de abril, as estruturas somam 23,5 mil assistências a pessoas com sintomas de dengue; unidades de Planaltina e Paranoá registraram maior procura

Redação Jornal de Brasília

06/05/2024 9h58

Em cada uma das 11 tendas de acolhimento, há mais de 60 profissionais da saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia | Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

As novas tendas de acolhimento aos pacientes com dengue fecharam a semana com mais de 23,5 mil atendimentos. Os 11 espaços inaugurados recentemente pelo Governo do Distrito Federal (GDF)  funcionam todos os dias da semana de forma semelhante a hospitais de campanha para facilitar o acesso da população a exames e consultas. Em três tendas, o atendimento é ininterrupto, 24 horas por dia; nas demais, é das 7h às 19h.

Somente neste  domingo (5), foram registrados 1.415 atendimentos. Desse número, 430 pessoas passaram pelo teste rápido de dengue e outras 11 precisaram ser transferidas para unidades da rede pública de saúde em razão do agravamento do quadro clínico da doença.

As tendas com o maior número de assistência nas últimas 24 horas foram a do Paranoá e a de Planaltina, ambas com 160 atendimentos. Ao todo, são 11 espaços em operação, onde a população tem acesso a exames e consultas – em cada uma das tendas, há mais de 60 profissionais da saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia.

‌Os espaços funcionam diariamente e estão estrategicamente posicionados próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Funcionamento 24 horas


→ Gama – Estacionamento do hospital regional (HRG)
→ Guará – em frente à UBS 1
→ Paranoá – Estacionamento do Hospital da Região Leste

‌Funcionamento das 7h às 19h


→ Plano Piloto – Estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires – estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão – Atrás da UBS 1
→ Taguatinga – Estacionamento do ambulatório do hospital regional (HRT)
→ Planaltina – Na policlínica da região
→ Águas Claras – Estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia – Estacionamento do hospital regional (HRC)
→ Samambaia – Estacionamento da UBS 7.

Informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado