Menu
Brasília

SSP-DF divulga balanço de ação na Estrutural

Órgão instalou, há uma semana, o projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), e a Cidade Estrutural é o primeiro ponto de instalação

Willian Matos

30/06/2021 9h39

Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) divulgou nesta terça-feira (29) o balanço da primeira semana de ações na Cidade Estrutural. A região administrativa foi a primeira a receber o programa Área de Segurança Prioritária (ASP).

Na semana passada, foram realizadas 695 abordagens pessoais e 354 fiscalizações veiculares. Também foram apreendidas 1,4 kg de maconha e 125 g de skank, dois radiocomunicadores e uma balança de precisão.

Sobre as ações realizadas, com base no levantamento prévio de desordens, 280 toneladas de entulhos, inservíveis e restos de poda foram retirados da cidade. Além disso, entre os dias 22 e 26, foram realizados quase 400 atendimentos diários de promoção de cidadania e saúde à população local.

O objetivo da ASP é reduzir indicadores criminais em relação à média do DF e integrar regiões com menores dados populacionais. Para isso, é feito o raio-X da criminalidade local e o mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais e desordens – como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados e mato alto.

“Os resultados das ações integradas já começam a ser percebidos. Os dados apresentados mostram o início de uma série de mudanças que acontecerão na vida da população. Dentro dos objetivos da ASP, verificamos que seria necessário esse olhar diferenciado do setor público para a Estrutural, com ações específicas para região”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

PMDF

Entre os dias 22 e 28 de junho, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou 695 abordagens pessoais. O total de veículos abordados chegou a 220. As ações foram realizadas pelo batalhão local – o 15º Batalhão – e tropas especializadas, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

Por meio das abordagens policiais, foram apreendidas uma arma de fogo e uma arma branca, 1,4 kg  de maconha e 125 g de skank, dois radiocomunicadores e uma balança de precisão. Também foram aplicadas 324 notificações de trânsito pelos policiais.

Ação antidrogas

A atuação do BPCães tem sido essencial para a apreensão de drogas. “Fazemos buscas diárias na região com auxílio dos cães, que são essenciais para identificação de substâncias ilícitas e armas”, explica o comandante da unidade, major Carlos Reis.

Os flagrantes são encaminhados para a 8ª Delegacia de Polícia, inaugurada na região há exatamente um mês. “Com a mudança, a delegacia passou a contar com uma central de flagrantes, o que é extremamente benéfico, pois contribui com a agilidade de nossos serviços e também com os policiais militares, que podem apresentar situações flagranciais com mais rapidez, sem a necessidade de deslocamento à 1ª DP, na Asa Sul, como era feito anteriormente”, explica o titular da unidade policial, delegado Rodrigo Bonach. Policiais civis estão atuando no cumprimento de mandados de prisão emitidos para região.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou 134 abordagens no período. Os agentes fizeram ainda 17 remoções de veículos ao depósito, autuaram 22 pessoas por alcoolemias e emitiram, ainda, 24 multas.

O Instituto Brasília Ambiental realizou 62 fiscalizações em bares e distribuidoras e apreendeu três caixas de som, que não estavam em conformidade com as regras de poluição sonora. A Secretaria DF legal fiscalizou quatro estabelecimentos e aplicou uma notificação. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado