Menu
Brasília

Sem previsão de chuva para esta quinta-feira (8)

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que a a tendência para os próximos dias é de clima mais seco, especialmente no período da tarde

Redação Jornal de Brasília

08/07/2021 9h48

Foto: Getty Images

Guilherme Gomes e Lucas Neiva
[email protected]

Preparem as garrafinhas de águas e os umidificadores porque o clima na capital federal tem ficado cada vez mais seco. Nesta quinta-feira (8), a umidade relativa do ar varia entre 90% e 20%.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a a tendência para os próximos dias é de clima mais seco, especialmente no período da tarde.

Sobre a temperatura para esta quinta-feira (8), os brasilienses não precisam se preocupar com a previsão de chuva. O céu deve permanecer com poucas nuvens. A temperatura máxima prevista para hoje é de 28°C.

Brasília registra a tarde mais seca do ano, e tendência é piorar

A tarde de ontem foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como a mais seca do ano de 2021, com a umidade relativa do ar chegando a alcançar o valor de 18% no Gama e 19% na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Esse índice, de acordo com o Inmet, marca apenas o início do período mais intenso da estação de seca no Distrito Federal.

A informação é da meteorologista Naiane Araújo, que destaca que a tendência é de queda ainda maior na umidade ao longo dos meses de julho e agosto. O período da tarde é o de seca mais intensa. “A umidade relativa do ar é inversamente proporcional à temperatura. Na hora mais fria do dia, que é pela manhã, a temperatura fica baixa e a umidade fica alta. No meio da tarde, acontece o contrário: a temperatura se eleva e a umidade despenca”, explica.

A chegada do período mais intenso da seca requer cuidados especiais com a saúde, ainda mais levando em consideração que esta acontece em um período de frio intenso no DF. “Com a falta de umidade, temos maior comprometimento dos tecidos pulmonares e das regiões do corpo com maior contato com a superfície externa. E as doenças mais observadas em uma situação como essa são as doenças alérgicas e infecciosas”, alerta o médico pneumologista e professor da Universidade de Brasília, Ricardo Luiz Martins.

O médico conta que, além dos cuidados em se evitar a exposição ao frio, deve sempre ser mantida a atenção quanto ao consumo regular de água, que costuma ser negligenciado. O uso de umidificador também é recomendado, bem como evitar o uso do ar condicionado, que resseca o ar. Na falta de umidificador, toalhas úmidas podem ser espalhadas no ambiente. Caso não seja possível escapar do uso de ar condicionado, recomenda-se manter temperaturas de no mínimo 23ºC.

Algumas pessoas sentem um impacto intenso da seca sobre a saúde, como é o caso da farmacêutica Thaíssa Costa, de 27 anos. “Sempre nessa época do ano eu tenho sinusite e, se eu não cuidar, tenho bronquite”, comentou. Para evitar sofrer com o efeito do clima, utiliza constantemente umidificador, além de reforçar a hidratação e evitar atividade física. Apesar de necessário para ela, a interrupção da atividade física não é necessária para a maioria das pessoas. Tanto o médico Ricardo Martins quanto a meteorologista Naiane Araújo afirmam que, nesse período, o ideal é dar prioridade a exercícios mais leves, dando preferência aos horários de temperaturas mais amenas.

Outro alerta da meteorologista é para a atenção na prevenção a incêndios florestais. “Muita atenção para onde vai largar as bitucas de cigarro, para não deixar no chão. Qualquer fagulha em uma vegetação que já está seca, em um solo que já está seco com falta de chuva pode alastrar o fogo”, explica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado