Menu
Brasília

Secretaria de Turismo é alvo de operação da PCDF

Por meio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão, no DF e em Goiás

Redação Jornal de Brasília

21/09/2021 7h07

Foto: divulgação/PCDF

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Civil do DF deflagrou a operação El Dourado para investigar o suposto superfaturamento em contratos firmados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Por meio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão, no DF e em Goiás.

Os mandados são cumpridos em casas de agentes públicos e sedes de pessoas jurídicas, além da Secretaria do Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

De acordo com a DRcor, a investigação teve início em maio/2021, com base em denúncia anônima, que trouxe a informação de que o superfaturamento estaria ocorrendo por meio da alteração para maior da metragem dos locais de execução de serviços na Secretaria de Turismo e ainda pela compra de bens por valor consideravelmente superior àquele já utilizado em compras anteriores do próprio órgão.

As investigações constataram elementos de prova que corroboram integralmente com as suspeitas aventadas. Com efeito, em um dos casos analisados, identificou-se indícios de que a área fixada como base para a realização de serviço de lavagem e desinfecção nos centros de atendimento ao turista variou cerca de 273% acima do tamanho real.

Igualmente, em outro procedimento, as apurações estabelecem fortes suspeitas de variação superior à 2000% no tocante a contrato celebrado no ano de 2020, tomando-se por base contratação similar celebrada em 2019.

Trata-se da contratação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas, compreendendo, dedetização, desinsetização, desratização, descupinização, controle e manejo de pombos. Saliente-se que neste ponto, além da adulteração realizada em relação à metragem do local em que seria prestado o serviço, chamou atenção o valor total pago.

Com informações da Polícia Civil do Distrito Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado