Menu
Brasília

Secretaria de Segurança rebate críticas de internautas sobre vídeo da PMDF

Arquivo Geral

20/12/2018 20h27

Atualizada 21/12/2018 18h15

Vídeo de Natal da PMDF, Foto: Reprodução

Da Redação
[email protected]

“Por isso que quando ligo lá eles nunca atendem”. O vídeo de Natal produzido pela Polícia Militar do DF arrancou muitas curtidas e coraçõezinhos da população aprovando a iniciativa, mas também despertou críticas de parte dos brasilienses. Em resposta aos insatisfeitos, o Jornal de Brasília questionou a Secretaria de Segurança Pública, que reforçou o caráter positivo da ação irreverente.

“Que maravilhoso esse vídeo da PMDF. Lembrei do dia que o bandido roubou meu celular aqui na Samambaia e estava rolando essa música. Eu acabei ‘dançando’ nessa história”, escreveu um leitor na página do Facebook do JBr..

Missão séria

Em nota, a SSP responde que “nenhuma cidade do DF ficou desprotegida no momento da gravação do vídeo”. “A Polícia Militar do Distrito Federal informa que leva muito a sério a sua missão de levar segurança à população do DF”, emenda o texto, que exalta números de produtividade. Segundo a pasta, somente de janeiro a novembro de 2018, a Polícia Militar realizou 301.400 atendimentos; além de 30.131 mediações; apreendeu 1.639 armas, mais de 2 toneladas de drogas e deteve 12.934 suspeitos ou autores de crimes.

A Segurança destaca que a PMDF trabalha “arduamente” para estreitar laços com a comunidade e focar na prevenção. “Este é um conceito institucional que vem sendo trabalhado ao longo dos anos na instituição, seja por meio de investimentos em programas como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e o Provid (Prevenção Orientada à Violência Doméstica); seja na conscientização das crianças através dos Teatros Rodovia e Lobo Guará; ou por meio de ações e programas sociais. É por meio das redes sociais, no entanto, que grande parte população pode perceber-se mais próximo da Polícia Militar. Por isso, este tipo de material também faz parte dos projetos de ‘aproximação’ com a população”, completa o texto.

“Informamos, com entusiasmo, que o vídeo tem repercutido positivamente entre o público. A PMDF tem recebido e-mails, mensagens nas redes sociais e elogios nas ruas. As pessoas dizem que, com esse tipo de iniciativa, conseguem ver uma Polícia ‘mais humana’ e mais próxima da sociedade”, encerra a pasta.

O entusiasmo, porém, não impede as críticas. “Enquanto eles dançam em vídeo, centenas de pessoas estão sendo assaltadas, estupradas, mortas no DF”, protestou outro internauta.

Bombou

Já somavam mais de duas milhões de visualizações no vídeo da PMDF até a publicação desta reportagem. Nele, cerca de 100 policiais das mais diversas áreas da polícia, como Bope, Cavalaria e Trânsito dançaram a música Happy, do cantor americano Pharrell Williams, e desafiaram PMs de outros estados a reproduzirem o vídeo.

A ideia inusitada foi apresentada aos policiais militares pelo sargento Arnaldo Ferreira de Souza Filho, 43 anos, da Comunicação Social. Segundo ele, o objetivo do vídeo é humanizar a PM e aproximá-la da população. “Queremos mostrar que, além de policiais, somos seres humanos como qualquer cidadão. Que por baixo da farda existe um pai de família, um ser humano”, disse o sargento.  Assista:

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado