Com o objetivo de evitar perda de doses já abertas, a Secretaria de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (20), a abertura da “xêpa” das vacinas contra a covid-19 para crianças de 3 e 4 anos com ou sem doenças imunossupressoras.
Segundo a pasta, as buscas podem começar a ser feitas a partir de amanhã nas mais de 70 postos de vacinação espalhados pela capital. As doses serão disponibilizadas nos pontos quando faltar uma hora para o fechamento da sala de vacina.
A xêpa é utilizada nesses casos porque cada frasco de Coronavac, o único imunizante autorizado a ser aplicado nos pequenos, contém dez doses da vacina e, após aberto, a validade é de apenas oito horas. Sendo assim, torna-se impossível o retorno para os estoques. A orientação do Ministério da Saúde, é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas.
Ainda assim, a secretaria alerta que a xêpa apenas será válida na última hora de funcionamento da sala de vacina da unidade e não está garantida a disponibilidade de doses.
No horário normal de atendimento, está autorizada a vacinação apenas de crianças de 4 anos com comorbidade, condição que precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.
Veja onde se vacinar: