Menu
Brasília

Reforço de policiamento e mudanças no trânsito no Dia de Finados

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança nas imediações dos cemitérios nas regiões administrativas

Redação Jornal de Brasília

31/10/2023 18h49

A entrada para pedestres no cemitério da Asa Sul poderá ser feita pelo portão principal da unidade, por um dos portões em frente ao Setor Policial e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade | Foto: Divulgação/SSP-DF

O Dia de Finados, 2 de novembro, aumenta a circulação de pessoas nos seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho II e Taguatinga. Por isso, os locais terão policiamento reforçado e ações para melhor fluidez no trânsito.

Os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 19h.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança nas imediações dos cemitérios nas regiões administrativas, a partir desta quarta-feira (1º). O policiamento será feito nas imediações das unidades e, ainda, com pontos fixos para pronto emprego nos locais, a partir das 6h.

A corporação recomenda que a população adote medidas de segurança, como não deixar objetos no interior dos veículos e estar atento aos pertences, principalmente ao celular.

“Orientamos, além de estacionar em locais permitidos, não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado. Os cemitérios estarão abertos até as 19h, por isso é importante estar atento ao local em que o veículo será deixado e se será seguro ao retornar para buscá-lo”, ressalta o subcomandante do Batalhão de Trânsito da PMDF, major Marcos Henrique.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso necessário. A orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito na Asa Sul

As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão apenas na quinta-feira (2). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade. A Polícia Militar reitera a importância para que a população dê preferência ao estacionamento do Parque da Cidade, em virtude da melhor fluidez de trânsito, espaço e facilidade de acesso.

Arte: Divulgação/SSP-DF

O balão em frente ao cemitério estará fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.

Os retornos na altura do Setor Hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado, como explica o subcomandante.

“O balão em frente ao cemitério estará parcialmente bloqueado. Haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte. A via entre o cemitério e a EPPM estará em sentido único. Além disso, o Setor Policial está com obras em andamento, por isso ressaltamos a importância de estar atento ao trânsito”.

Estacionamento

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PcDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran. Os demais condutores deverão utilizar, preferencialmente, o estacionamento 6 do Parque da Cidade. Haverá policiais militares atuando para contribuir com a travessia dos pedestres.

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho por meio do batalhão da área.

Demais cemitérios

O controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Planaltina e Taguatinga será feito pelas equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). No cemitério de Sobradinho II será feito pelo Detran com apoio da PMDF.

De acordo com a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, nas vias próximas aos cemitérios, em virtude da grande quantidade de veículos, o trânsito poderá apresentar lentidão. “O fluxo é intenso no Dia de Finados, por isso o Detran estará presente para garantir a segurança e fluidez do trânsito. O cidadão deve estacionar corretamente e ficar atento ao fazer as travessias”, disse o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Clever de Farias.

Enquanto os agentes do Detran-DF fazem o controle do tráfego para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres, o acesso aos cemitérios será controlado pelos funcionários das empresas administradoras dos locais. Eles estarão identificados com coletes.

O controle de trânsito do Cemitério do Gama estará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), que atuará com os mesmos objetivos do Detran-DF nos demais cemitérios.

Alterações no trânsito

Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez e, por essa razão, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente fechada.

Nas proximidades do cemitério de Planaltina, um trecho da via que dá acesso ao local ficará fechado para o tráfego de veículos. Em Sobradinho II, o estacionamento em frente ao cemitério será reservado a PcDs e idosos. As equipes do Detran-DF estarão nos locais citados e, em caso de necessidade, poderão realizar intervenções pontuais no trânsito.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado