Menu
Brasília

Projeto Rondon levará 240 estudantes a Minas Gerais

Arquivo Geral

08/07/2009 0h00

Estudantes da UnB se preparam para percorrer o trajeto entre cinco municípios mineiros, find retratados na obra Grande Sertão: Veredas, medications de Guimarães Rosa. Mais de 80 estudantes vão desenvolver trabalhos em comunidades carentes durante a Operação Grande Sertão, criada pelo Núcleo do Projeto Rondon na UnB e batizada em homenagem à obra de Guimarães Rosa. Oito equipes vão oferecer mais de 250 oficinas educativas durante cerca de 15 dias. O primeiro grupo viajará para as cidades Cabeceira Grande e Palmital, no sábado, dia 11 de julho.


Os estudantes desenvolvem e participam de oficinas em oito áreas principais: saúde; cultura e arte; direitos humanos e cidadania; educação; meio ambiente; tecnologia e produção; comunicação; trabalho. A atuação é ampla e não há distinção por cursos. Os alunos podem dar aula sobre higiene bucal, reciclagem, economia solidária, ensinar como criar cooperativas. “Os alunos elaboram e executam os projetos. É um trabalho multi e interdisciplinar, uma oportunidade para o estudante conhecer o país, desenvolver responsabilidade social e o papel dele na sociedade”, comenta o coordenador do projeto, Antônio Carlos dos Anjos.


ATUAÇÃO – O professor Umberto Euzebio, do Instituto de Biologia, participa da iniciativa desde 2007. Será a oitava viagem para acompanhar os alunos. Desta vez, vai para os municípios de Cabeceira e Palmital. Segundo o professor, o programa oferece uma vivência única. “O gratificante é ver o aluno voltar transformado. Ele vive em um meio social, aprende a desenvolver um projeto e elabora o conteúdo pedagógico. É uma experiência muito rica”, afirma. Algumas oficinas promovem rodas de conversa e valorização de idosos.


O projeto contempla estudantes de todos os cursos. Davi Leite, 20 anos, do 4° semestre de Engenharia Elétrica, participa do Projeto Rondon pela segunda vez. No ano passado, ele montou uma oficina de instalações elétricas. Ensinou como fazer a instalação de tomadas e a mostrou a necessidade de usar fita isolante. Também participou de oficinas de saúde e reciclagem, ensinou a confeccionar vassouras com garrafa pet e fazer sabão. Pretende retornar para a mesma cidade, Cabeceira Grande, em Minas Gerais. “O aprendizado não deve ser em uma só área. É muito válido conhecer a realidade do país. A gente tem uma formação mais completa, cidadã”, diz.


A operação também conta com a parceria de outras instituições de ensino. A estudante Clarice Passos, 25 anos, que estuda Medicina da Universidade Católica, vai viajar para a cidade de Riachinho. “É uma oportunidade para fornecer informação sobre saúde a uma população que não é assistida”, diz. Estão programadas oficinas sobre plantas medicinais, métodos contraceptivos, higiene, cuidados durante a gestação. Clarice vai ministrar uma oficina sobre câncer de próstata e pênis. “Às vezes, é uma instrução de higiene básica, mas que pode quebrar preconceitos e prevenir doenças graves.”


INICIATIVA – O Projeto Rondon é um programa de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa que organiza atividades voluntárias de universitários em comunidades carentes. Em 2007, a UnB criou um núcleo ligado ao Decanato de Extensão para gerir as atividades. A oportunidade passou a ser oferecida, semestralmente, em disciplinas de extensão.


No 1º semestre de 2009, 240 alunos se matricularam. A Operação Grande Sertão é totalmente custeada pela UnB, apoiada pelo Decanato de Extensão, e vai contemplar cerca de 80 estudantes que cursaram a disciplina. Outro grupo viajará este mês para o Rio Grande do Sul, em trabalhos também do projeto, com o apoio do Ministério da Defesa. A abertura oficial da Operação Grande Sertão será na sexta-feira, 10 de julho, em solenidade no Centro de Excelência em Turismo, às 17h.



SAÍDAS DA OPERAÇÃO GRANDE SERTÃO


11/07 – Cabeceira Grande/ Palmital
17/07 – Bonfinópolis
18/07 – Riachinho
19/07 – Uruana de Minas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado