Menu
Brasília

Projeto musical ‘Sonora Brasil’ chega a Brasília

Neste ano o projeto aborda a temática “Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”, e acontece em 6 de outubro

Redação Jornal de Brasília

27/09/2022 13h05

Foto: Divulgação

O Sesc-DF vai realizar a edição regional do Projeto Sonora Brasil, com programação gratuita e aberta à comunidade, no dia 6 de outubro, de 18h às 22h, no Sesc Presidente Dutra, localizado no Setor Comercial Sul.

A edição 2022 do projeto traz como tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, e destaca a contribuição dos povos de línguas bantu para música brasileira. Este ano o projeto retoma o formato presencial com programações realizadas por grupos locais em cada estado participante. 

A programação regional vai contar com apresentações musicais dos grupos Filhos de Dona Maria e Guarda de Catupé Irmãos de Maria, além de outras ações como roda de capoeira, lançamento de livro, exposição de fotos, dança afro e roda de conversa.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo diz que “a música popular brasileira recebeu influência dos povos da língua bantu, contribuindo para o desenvolvimento da cultura brasileira como um todo. Nesse sentido, projetos como o Sonora Brasil contribuem para a difusão e valorização da música e das tradições de matriz africana”.

Mais sobre os grupos participantes do evento:

  • ?Filhos de Dona Maria (Afrosonoridades Contemporâneas) – Dos tambores e temperos do terreiro de candomblé vem a inspiração dos Filhos de Dona Maria. No seu samba misturam-se a chula, o ijexá, o jongo e a capoeira. É com essa mistura que o grupo evoca a negritude da música popular brasileira.
  • ?G?uarda de Catupé Irmãos de Maria (Afrosonoridades Tradicionais) – Tradição passada de pai para filho, que procura manter viva a expressão cultural e religiosa afro-brasileira da congada e do reinado.

Programação

  • Sonora Brasil – Afrosonoridades Tradicionais e Contemporâneas: Filhos de Dona Maria e Guarda de Catupé Irmãos de Maria;
  • Lançamento do livro de poemas afrocentrados, referenciado nas tradições bantu: O Vento Nos Trouxe e Nos Alimentou (Tata Ngunzetala);
  • Roda de conversa/Culturas Bantu: Maíra Brito (doutoranda, jornalista, pesquisadora) e Daniel Miojo (historiador, radialista, capoeirista);
  • Dança Afro, com Naná Viana;
  • Exposição fotográfica “Cruz” – fotógrafa Ester Cruz;
  • Roda de capoeira Angola – grupo Nzambi Capoeira

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado