Menu
Brasília

PCDF faz busca e apreensão em secretarias do DF

Segundo a corporação, a operação investiga a liberação de dinheiro para supostos eventos esportivos

Geovanna Bispo

11/05/2023 7h24

Foto: Lucio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação ArmLock (Chave de braço, em inglês) e realizou buscas nas secretarias de Economia e de Esportes e Lazer do DF (SEL/DF). Ao todo, foram cumpridos 25 mandados no DF e no estado de Goiás.

Segundo a corporação, a operação investiga a liberação de dinheiro para supostos eventos esportivos. Entre 2021 e 2022, a Secretaria de Esportes teria liberado mais de R$ 137 milhões como fomento ilegal para várias instituições esportivas.

A operação tem como base uma investigação do Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF) e teve o apoio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Entre as instituições investigadas, há uma que supostamente possuía sede em Goiânia (GO), mas que foi descoberto não existir estrutura física e que eventos os financiados nunca aconteceram.

Ainda de acordo com a PCDF, o dinheiro repassado para essa instituição, na verdade, era para beneficiar um segundo projeto, que é presidida por um funcionário da secretaria.

Os crimes investigados são uso de documento falso, uso de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado