Menu
Brasília

PCDF deflagra a Operação Fraus

Os criminosos encaminham motoboy para buscar os valores diretamente na residência das vítimas, sobretudo, durante a madrugada

Marcus Eduardo Pereira

16/03/2022 8h46

A Polícia Civil do DF (PCDF), por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia Asa Sul, deflagrou a Operação Fraus, contra uma organização criminosa que praticava diversos crimes de extorsão, mediante golpe do falso sequestro. Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (16). Foram cumpridos, também, mandados de busca e apreensão em Ceilândia, Por do Sol e Paranoá. Ao todo, foram 20 ocorrências policiais, onde verificou que a maioria das vítimas residem na região da Asa Sul, Asa Norte, Ceilândia e Taguatinga.

A investigação se iniciou em outubro de 2021, quando a PCDF chegou aos suspeitos por ocorrências de vítimas afirmando terem sequestrados algum familiar e exigindo determinadas quantias como suposto resgate.

Durante a investigação, foi constatado que os criminosos encaminham motoboy para buscar os valores diretamente na residência das vítimas, sobretudo, durante a madrugada.

Os motoqueiros são usados em diversos momentos nos quais as vítimas (geralmente idosas) não sabem realizar transferências pelo aplicativo ou pix. Em determinados casos, as vítimas são obrigadas as e deslocarem à agência bancária para transferência de valores ou efetuam o saque e entregam nas mãos do motoqueiro.

De acordo com a PCDF, os criminosos tem conexões com integrantes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. As investigações prosseguirão para identificar o restante dos integrantes.

Os autores vão responder por 20 extorsões, com pena de quatro a dez anos de prisão para cada uma, e pelo crime de organização criminosa, com pena de três a oito anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado