Menu
Brasília

Paula Belmonte vai ao STF contra Izalci por atestado vazado

Belmonte afirma que apresentou o atestado para Izalci através de um ofício e, horas depois, o documento foi divulgado. Ainda nesta quarta, a deputada emitiu uma nota

Evellyn Luchetta

28/07/2022 23h24

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) resolveu ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente distrital da Federação PSDB-Cidadania, o senador Izalci Lucas (PSDB), nesta quinta-feira (28). A política entrou com um pedido em juízo ou interpelação criminal, pois acredita que o senador vazou um atestado médico, apresentado por ela para justificar sua ausência em uma reunião marcada entre a federação nesta quarta-feira (27).

Belmonte afirma que apresentou o atestado para Izalci através de um ofício e, horas depois, o documento foi divulgado. Ainda nesta quarta, a deputada emitiu uma nota de repúdio ao vazamento.

No documento, que foi divulgado nas redes sociais, o psiquiatra que atendeu Belmonte afirma que ela “está sem condições emocionais, no momento, de assumir as suas atividades”. Na nota, ela diz que a divulgação do atestado foi feita sem sua autorização e que ficou “estarrecida ao saber que um documento com informações pessoais e sigilosas foi divulgado de forma indiscriminada”.

Belmonte seguiu dizendo que foi, mais uma vez, vítima de violência política. “A divulgação de um documento pessoal e sigiloso é uma atitude criminosa que bem demonstra o caráter de quem recorre a este tipo de expediente”.

“Espero que o Colegiado Nacional da Federação [PSDB-Cidadania] atente para a gravidade dos fatos e tome providências para que situações lamentáveis como essa não voltem a se repetir”, finalizou.

O atestado afirma que a parlamentar precisa ficar três dias sem exercer suas funções.

Campanha negada

Belmonte teve sua candidatura como governadora vetada nesta terça-feira (26). A decisão foi tomada pela federação PSDB-Cidadania, e Izaci levou a candidatura por 13 votos a seis. Agora, o senador ganha poderes para formar as coligações partidárias e para definir as nominatas para a Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa, ouvindo o Cidadania.

A disputa entre os dois durou quase quatro meses. Na ocasião, ele disse que “em nome da federação e com a legitimidade que me foi concedida pela direção nacional, poderei articular com todos os que querem derrotar o atual governador”.

Depois da negativa, a reunião com a federação foi marcada e o atestado apresentado. Os ânimos não vieram a se exaltar apenas uma vez. Ainda na terça-feira a presidente do PSDB-DF Mulher, Andréia Moura Zemuner, afirmou que Belmonte e seu marido, Luis Felipe Belmonte, a agrediram verbamente durante a reunião onde a deputada perdeu a candidatura. Um boletim de ocorrência foi feito para apurar o caso.

No documento em que Paula pediu o adiamento da reunião desta quarta e apresentou o atestado, ela chega a citar uma ‘situação havida ontem’, sem citar especificamente o caso.

“Entendemos que a situação havida ontem deixou o quadro não muito claro, sendo que precisamos melhor entender o ocorrido, notadamente o exato teor e a extensão da decisão do Colegiado Nacional”, afirmou

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado