Nesta terça-feira (25), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/DPE/PCDF), lançou a Operação “Silêncio dos Inocentes” para combater a exploração de menores na internet. A ação contou com a colaboração do Instituto de Criminalística (IC/PCDF) e do CyberLab do Ministério da Justiça.
A operação foi desencadeada após intensas investigações, resultando em mandados de busca e apreensão nas regiões do Gama e São Sebastião. Dois jovens, de 18 e 19 anos, foram presos em flagrante, suspeitos de participar de um grupo criminoso responsável por forçar menores a cometerem automutilação e sofrerem abusos sexuais virtuais.
No cumprimento dos mandados, as autoridades apreenderam computadores e celulares contendo material pornográfico infantil.
Durante os interrogatórios, os suspeitos explicaram como o grupo operava, utilizando ameaças para induzir as vítimas a se automutilarem e se submeterem a abusos ao vivo. Um dos detidos revelou que centenas de crianças e adolescentes foram alvo desses crimes, embora ele tenha alegado que as ameaças eram feitas por outros membros do grupo.
Os acusados enfrentarão processos pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podendo receber penas de até 10 anos de reclusão. Outras acusações penais poderão ser adicionadas conforme o progresso das investigações. A plataforma usada pelo grupo criminoso já foi desativada.