Menu
Brasília

Óbitos por covid-19 no DF caem 22%

Atualmente, existem sete pessoas na lista de espera para Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), porém com 43 vagas

Geovanna Bispo

26/07/2021 15h33

Foto: Divulgação

O número de óbitos na semana passada por covid-19 no Distrito Federal caiu 22%, se comparado com há duas semanas atrás. A informação foi passada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de impressa nesta segunda-feira (26).

O Índice de Transmissibilidade está em 0,97. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38.

Atualmente, existem sete pessoas na lista de espera para Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), porém com 43 vagas. Isso ocorre porque essas pessoas ainda aguardam os resultados oficiais de contaminação com a covid-19.

Vacinas

O Distrito Federal deve receber mais 43 mil doses de vacinas contra a covid-19 até quarta-feira (28). Segundo Rocha, essas doses permitirão com que a idade do grupo de imunização seja diminuída para 35 anos a partir de quinta-feira (29).

Ainda de acordo com o secretário, mil dessas doses serão para gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca. Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde recomendou a intercambialidade de doses para a segurança do grupo. Além dessas, o DF deve receber 122.960 vacinas exclusivas para segundas doses.

A partir desta terça (27), a Secretaria de Saúde irá realizar a antecipação da imunização de seis mil professores que tomaram o imunizante da AstraZeneca. Quinta também será realizada uma repescagem dos profissionais da educação que não tomaram a vacina na Janssen.

Segundo Rocha, a meta é que, até o fim de agosto, 290 mil pessoas terminem o ciclo vacinal na capital.

No último domingo, a secretária finalizou o mutirão de vacinação contra a covid-19. De sexta a domingo, foram 138.807 doses aplicadas, sendo 112.610 primeiras doses e 26.197 segundas doses.

Junto a Gustavo, o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, agradeceu o empenho das equipes de saúde que atuaram no mutirão. “Agradeço a dedicação dos profissionais de saúde da rede pública, parceiros da Secretaria de Saúde e voluntários, que não mediram esforços para que tudo desse certo, com segurança e tranquilidade”, afirmou o secretário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado