A hanseníase, popularmente conhecida como Lepra, é uma doença muita antiga e ainda assusta. Hoje, a pessoa que sofre com a doença pode ser tratada e curada. No Distrito Federal, são registrados em média 300 casos de hanseníase por ano. O Paranoá está entre as cidades com maior ocorrência da doença. São aproximadamente 25 casos por ano.
Moradores do Paranoá e do Itapoã serão atendidos por dermatologistas neste sábado (20/04). Um mutirão de combate à Hanseníase será realizado das 8h às 17h, no centro de saúde 01, na Quadra 21, Área Especial, no Paranoá e no centro de saúde da Quadra 378, conjunto L, Área Especial no Itapoã.
Os pacientes serão examinados por dermatologistas, por médicos do Programa Saúde da Família e por enfermeiros. Segundo a coordenadora do mutirão, enfermeira Maria Beatriz de Souza Miranda, o diagnóstico clínico da doença é possível já nesta primeira consulta. “A presença de mancha com alteração da sensibilidade indica a necessidade de tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico maior a possibilidade de cura”, ressalta a enfermeira.
Os pacientes com diagnóstico de hanseníase iniciarão o tratamento já neste sábado. Receberão a primeira dose da medicação, terão a próxima consulta agendada e serão inseridos no Programa de Combate à Hanseníase. O tratamento pode se prolongar por no mínimo seis meses e no máximo um ano, dependendo da gravidade e do estágio da doença.
Além dos casos de hanseníase, pacientes que apresentarem outros problemas dermatológicos serão encaminhados para atendimento, com marcação de consulta com especialistas.
Saiba Mais:
A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, crônica e de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante.
O Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen, é um parasita intracelular obrigatório que apresenta afinidade por células cutâneas (pele) e por células dos nervos periféricos.
Quais os sinais e sintomas?
• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
• Área de pele seca e com falta de suor;
• Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;
• Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;
Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.
• Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.
• Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
• Úlceras de pernas e pés.
• Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
• Febre, edemas e dor nas juntas.
• Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz;
•Ressecamento nos olhos;
• Mal estar geral, emagrecimento;
Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas