Menu
Brasília

Música alegra pacientes de nefrologia do Hran

A música para a saúde funciona como um verdadeiro remédio, acalmando, relaxando, aliviando dores, melhorando a memória e sendo um grande estimulador de atividades físicas

Redação Jornal de Brasília

04/09/2024 18h12

sebastiao neto paciente e criador do projeto foto agencia saude df

Quando estava internado, Sebastião Neto sentiu falta de tocar e propôs se apresentar para médicos e pacientes | Fotos: Divulgação/ Agência Saúde

Qual é a relação entre música e saúde? Muitas pessoas não fazem ideia, mas os benefícios da música para a saúde são enormes. E em diversos sentidos. Não importa o gênero musical, ouvir música é considerado uma das melhores opções para lidar com as emoções. A música para a saúde funciona como um verdadeiro remédio, acalmando, relaxando, aliviando dores, melhorando a memória e sendo um grande estimulador de atividades físicas.

Nesse sentido, foi realizada na última sexta-feira (30) a segunda edição do 5º Rim Som, evento que levou música ao vivo aos pacientes, servidores e colaboradores do ambulatório de nefrologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Além da apresentação musical, foi realizado um bingo com distribuição de brindes e um lanche coletivo.

A supervisora de enfermagem da unidade, Camila Godoy, explica que o nome vem de uma brincadeira entre os servidores e pacientes. Segundo a supervisora, a ideia veio do paciente Sebastião Neto, que é músico e se ofereceu para apresentar com seu grupo, o Regional Tempo Bom, no ano passado.

“Em 2023, minha recuperação estava muito difícil, sentia bastante falta de tocar. Então, senti a necessidade de trazer a música tanto para mim quanto para os outros pacientes. Foi autorizado pela chefia e fizemos uma apresentação, o pessoal gostou muito”, relata Sebastião, que também se apresentou na festa deste ano.

Outro componente do grupo é o médico aposentado da Secretaria de Saúde (SES-DF), Dimas Gadelha. Desde que se afastou do trabalho, ele tem se dedicado à prática do acordeom e destaca os benefícios da musicalidade para a saúde. “A música é capaz de ativar o centro de prazer do cérebro, estimula a liberação de dopamina e causa a sensação de bem-estar. Por isso, tem sido bastante utilizada pelos médicos como tratamento de diversos problemas”, explica.

Internada há 25 dias, Edinir Souza comemorou a presença dos músicos. “Geralmente aqui é bem quieto. Como ficamos bastante tempo nos recuperando, uma musiquinha é boa para nos animar. Todo mundo ficou a semana toda esperando o dia da festa”.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado