Menu
Brasília

Museu Nacional da República expõe obras de alunos da rede pública

Parte do projeto Plenarinha e produzidos no ano letivo de 2022, os trabalhos poderão ser vistos até o fim deste mês

Redação Jornal de Brasília

07/10/2022 20h32

Foto: Ascom/SEEDF

Durante o mês de outubro, o Museu Nacional da República realizará uma mostra de 70 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. O material foi feito ao longo do ano letivo de 2022 e poderá ser visto em um dos auditórios do Museu. Eles são resultado do projeto desenvolvido pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da Secretaria de Educação: o Plenarinha, que já está na 10ª edição.

A exposição, aberta na última quarta-feira (6), fica em cartaz até 30 de outubro com visitação gratuita. Em 2022, a temática do projeto – Criança arteira: faço arte, faço parte – teve como objetivo favorecer a percepção, a sensibilidade e a expressividade das crianças por meio das diferentes linguagens artísticas.

O projeto Plenarinha começou em 2013 e tem o propósito de fortalecer o protagonismo da primeira infância no desenvolvimento humano. “O investimento na educação infantil traz resultados que nenhuma política consegue trazer. A nossa secretária não mede esforços para que consigamos fortalecer as instituições públicas do Distrito Federal numa oferta de educação de excelência para os nossos bebês”, destacou a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação, Solange Foizer.

Este ano, a Plenarinha começou no mês de abril e teve ações em todas as 14 coordenações regionais de ensino (CREs). Os trabalhos expostos foram escolhidos a partir das obras desenvolvidas nas Plenarinhas locais e regionais, nas quais participaram 68 mil crianças da educação infantil e do 1º ano de ensino fundamental atendidas pelas instituições públicas e parceiras no DF.

A chefe da assessoria especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e secretária executiva do Programa Criança Feliz Brasiliense, Ana Caroline de Oliveira Souza, ressaltou a importância do projeto. “A Plenarinha alcança o desenvolvimento infantil por meio do protagonismo da criança e nós sabemos que a criança em um ambiente saudável, acaba sendo estimulada e tem muito mais possibilidades de desenvolvimento”, explicou a gestora.

Além da exibição das obras dos estudantes, a abertura da exposição contou com a apresentação artística das crianças do Centro Comunitário de Ceilândia, que dançaram Carimbó.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado