Menu
Brasília

Mortes no trânsito se aproximam do número de homicídios no DF

Arquivo Geral

07/05/2018 21h16

Atualizada 08/05/2018 13h20

Pedro Ventura/Agência Brasília

Ana Clara Arantes
[email protected]

O número de mortes no trânsito aumentou 79% no mês passado no DF, na comparação com abril de 2017. Em 2017, foram registradas 19 mortes no trânsito, enquanto este ano o Departamento de Trânsito (Detran) catalogou 34. Na semana passada, o Jbr. já havia revelado que a quantidade de acidentes fatais – com uma ou mais mortes – subiu 54% no período.

Leia também: Mortes no trânsito: acidentes fatais sobem 54% no DF

Para o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, e para o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Martins, os dados são consequência do aumento de chuvas, que ocorreram com maior intensidade em abril.

O número foi divulgado no balanço da Segurança Pública. O informe mostrou ainda que a taxa de homicídios, que se mantinha em queda nos últimos anos, estagnou. Tanto em abril de 2017 quanto em abril deste ano, foram apontados 38 ocorrências. Mesma situação acontece com o crime de latrocínio, onde foram registrados dois no ano passado e dois este ano.

Entretanto, no acumulado de janeiro a abril deste ano, o número de homicídios caiu de 179 para 159 (-11,2%). O número de latrocínios também caiu de 12 para 9.

Crimes contra o patrimônio

No comparativo de abril, o roubo a pedestre diminuiu 6,9%, caindo de pouco mais de 3 mil casos para 2.875 mil. Também houve queda no roubo em transporte coletivo, sendo 223 em abril de 2017 e 169 em abril deste ano. Neste caso, a redução foi de 24,2%.

O Secretário de Segurança, Cristiano Sampaio, expõe que a quantidade de roubo em transporte coletivo era um número que até o primeiro semestre ano passado era continuado e permanente. “Com uma série de ações das forças de segurança e da Secretaria de Mobilidade (Semob), conseguimos reverter esse fator e estamos há meses com queda sucessiva”, afirma.

Os crimes contra o patrimônio incluem também roubos de veículo, em comércio e em residência e furto em veículo. Na somatória de todos esses crimes, os casos caíram de 4.894 para 4.434 – ou seja, menos 9,4%. No balanço de janeiro a abril deste ano, a soma dos crimes contra o patrimônio apresentaram redução de 17%.

Forças de segurança
Em abril deste ano, foram autuados pelo Detran 627 condutores por alcoolemia. O CBMDF atendeu a mais de 3 mil ocorrências de acidente de trânsito no mês de abril deste ano.

Já a produtividade da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) mostra que foram 173 armas apreendidas em abril deste ano. No balanço dos último quatro meses foram 715 apreensões. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou 3.054 inquéritos só no mês de abril deste ano. No mesmo período foram concluídos 1.563 inquéritos. Já no acumulado de janeiro a abril, foram mais de 12 mil instaurados e mais de 6 mil concluídos.

Estupros
A quantidade de estupros ocorridos em abril teve queda de 45,8% na comparação com 2017. No último ano, o número era igual a 72 casos, contra 39. No acumulado de janeiro a abril, a queda é de 17,9%.

O secretário Cristiano Sampaio pondera que “o número de casos pode ser maior, levando em consideração o fato de as vítimas demorarem a registrar ocorrência”.

Feminicídio
Não há dados sobre feminicídio no balanço de criminalidade, mas o crime está incluído dentro dos dados de homicídio. De acordo com Sampaio, “o crime não é narrado no balanço pois não é um ponto específico dentro da política pública do Viva Brasília”.

“No feminicídio, pela própria natureza de proximidade entre vítima e autor, temos de trabalhar com outras formas de enfrentamento além do policiamento ostensivo. Isso passa por educação, formação e por um trabalho preventivo, de conscientização. É um processo de educação para que as pessoas tenham respeito à mulher”, esclarece.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado