Menu
Brasília

MDB oficializa candidatura de Ibaneis Rocha à reeleição ao GDF

Além do MDB, o Progressitas (PP-DF), partido da deputada federal e vice na chapa de Ibaneis, Celina Leão, também estiveram presentes

Geovanna Bispo

31/07/2022 11h54

Foto: Vítor Mendonça / Jornal de Brasília

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou, na manhã deste domingo (31), a candidatura à reeleição do atual governador Ibaneis Rocha. “Estar com vocês, meu povo, é o que nos fortalece todos os dias”, celebrou o mandatário.

A convenção da sigla aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além do MDB, o Progressitas (PP-DF), partido da deputada federal e vice na chapa de Ibaneis, Celina Leão, também esteve presente. “Chega de político que mente, que fica sorrindo e não faz nada. O governador Ibaneis retribui com trabalho, com a vida dele e da família”, falou.

O Partido Liberal (PL) também esteve no evento, representando a deputada federal e presidente do partido no DF, Flávia Arruda, que será a candidata ao Senado Federal na chapa. “Política é sinônimo de união. E, hoje, estamos todos unidos aqui por um único propósito: o bem do Distrito Federal”, afirmou.

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) também esteve no palanque e demonstrou apoio ao governador. “Ibaneis, ao lado de nomes tão qualificados, como a Celina Leão e a Flávia Arruda, tenho certeza que você conquistará seu segundo mandato como governador do Distrito Federal’.

Ao lado de Rocha, o ex-governador do DF José Arruda (PL) afirmou estar voltando à política para “garantir que Ibaneis seja eleito no primeiro turno”. “O senhor tem a responsabilidade de nos unir e fazer por Brasília o que ela espera de nós”, disse.

No início do mês, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar que devolvia a elegibilidade à Arruda, condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Inicialmente, acreditava-se que ele iria concorrer contra Ibaneis, mas acabou desistindo após acordo entre eles.

A união dos partidos foi possível após intervenção do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, para evitar uma rachadura entre os bolsonarista da capital, fez a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, desistir da vaga ao Senado.

Mesmo com o apoio do presidente, no plano nacional, o MDB tem a senadora Simone Tebet como principal candidata à presidência. Não é esperada a presença de Jair Bolsonaro na convenção de Ibaneis.

Paulo Octávio

Após o evento, durante conversa com jornalistas, Ibaneis comentou sobre o lançamento da candidatura do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio (PSD), também ao Palácio do Buriti. “Nós vamos continuar trabalhando por isso [união]. O ex-vice-governador Paulo Octávio é muito importante, é muito importante para a história da nossa cidade, tem uma longa vida política e esperamos que ele caminhe conosco nessa campanha. Então, nós vamos continuar as conversas com ele e com partido.

O empresário confirmou a pré-candidatura ontem (30), durante almoço com colegas. “Passei um tempo fora da política, mas ao ver as dificuldades da população, ao ver que temos 300 mil pessoas desempregadas, ao ver que a saúde é a grande carência do nosso povo, não me cabe mais nada senão aceitar o desafio imposto pelo partido e me apresentar como pré-candidato a governador do DF”, disse.

A confirmação da candidatura deve ser feita em convenção do partido na próxima sexta-feira (05), no Brasília Palace Hotel. “Acredito que a eleição é um momento do cidadão que exerce a cidadania plena ao votar. Um momento para examinar o que cada candidato tem a oferecer e como ele ajudou a população”, escreveu em suas redes sociais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado