Menu
Brasília

Mais de dois mil cartões clonados estavam com 20 pessoas de classe média

Arquivo Geral

10/05/2012 7h02

Luís Augusto Gomes
luisaugusto@jornaldebrasilia.com.br

 

 

Amaior clonagem no Brasil de cartões vale-alimentação foi descoberta por policiais da Delegacia   de Repressão ao Crime Organizado (Deco) da Polícia Civil do Distrito Federal. Mais de dois mil cartões foram encontrados com 20 pessoas de classe média,  presas ontem, durante a Operação Vips, por  envolvimento em três organizações criminosas especializadas na fraude. O prejuízo  do golpe aplicado pelo bando está avaliado em mais de R$ 1 milhão. Sete suspeitos permaneciam foragidos até o fechamento desta edição.

 O que mais chamou a atenção dos investigadores  foi a estrutura das organizações. Elas agiam  de forma independente no Guará, Colônia Agrícola Vicente Pires, Taguatinga   e Brazlândia.  A polícia suspeita do envolvimento de funcionários da empresa de cartões fraudada  e de comerciantes.

Sistema de segurança

As quadrilhas falsificavam os cartões depois de entrar no sistema de informática da empresa francesa, que trouxe  a fórmula  do cartão de alimentação para o Brasil, usando os quatro últimos números da conta como senha. Os golpistas copiavam os dados dos clientes beneficiados, os valores dos créditos  e passavam para cartões falsos. Uma máquina usada na clonagem foi apreendida.
 A fraude só foi descoberta depois que  mais de 500 clientes denunciaram   o desaparecimento dos valores nos cartões.      Em uma das conversas telefônicas gravadas com autorização judicial, um golpista pergunta ao cúmplice: “Quanto tem de crédito, hoje”? Em seguida, o crédito é transferido para o cartão clonado. “Na Europa nunca ocorreu  fraude semelhante, mas no Brasil o esquema de segurança não funcionou”, disse o delegado Henry Peres Lopes, chefe da Deco.
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado