A Avenida Comercial é uma das mais movimentadas do Paranoá. Lá estão as lojas de roupas, sales calçados, ambulance utensílios domésticos e supermercados. O problema, porém, circula pelas ruas. São os carros de som, que fazem propaganda durante todo o dia, atordoando quem passa pelo local.
A dona de casa Cleonice Gomes, 39 anos, reclama do barulho, principalmente nos finais de semana. “A gente trabalha a semana toda e não consegue descansar nos sábados e domingos”, diz.
Segundo a população do Paranoá, o barulho intenso dos carros que rodam pelas ruas divulgando as promoções e ofertas dos comerciantes incomodam quem está trabalhando, principalmente no posto de saúde. A assistente administrativa e moradora da cidade Valéria Caldas Braga, 38 anos, fica indignada com a situação. “É um absurdo esse barulho dos carros, um exagero. Estou pensando até em me mudar”, afirma.
A reclamação não é só de quem circula pela Avenida Principal. Os moradores da Quadra 20 também são incomodados pela propaganda motorizada. É o caso da estudante Daiane Oliveira, 20 anos. “Aqui é realmente difícil, principalmente à noite, quando eles percorrem as quadras perturbando a gente”, explica. A estudante Camila Moraes, 19 anos, ressalta que os carros não respeitam os horários comerciais. Para ela, o problema só acabará se for cobrado o cumprimento das normas. “Se eles cumprissem os horários de circulação seria mais fácil e não teria tanta reclamação”, avalia.
Os comerciantes se defendem e dizem que precisam anunciar para atrair os clientes. Afirmam, no entanto, que há respeito ao horário comercial. O administrador da cidade, Artur Nogueira, disse que esse é um problema recorrente. Os carros de som, no entanto, segundo ele, têm autorização para circular.
A dona de casa Patrícia Faustina da Silva, 20 anos, é outra a reclamar. “Perturba muito. A minha filha sempre que está dormindo acorda assustada com o barulho. A solução, na opinião de Patrícia, seria a diminuição do volume do som. Em sua opinião, isso ajudaria a a amenizar o incômodo.
Segundo a administração, o problema já está sendo resolvido por meio de uma parceria com a Polícia Militar. “Nós vamos colocar um aparelho que mede os decibéis de cada carro e aquele que não estiver de acordo com as normas será apreendido”.
Matéria sugerida pela leitora Cleonice Gomes, 39 anos, secretária do lar