Menu
Brasília

<b>Você Repórter:</b> Moradores reclamam dos carros de som que circulam pelas ruas princ

Arquivo Geral

13/06/2009 0h00

A Avenida Comercial  é uma das mais movimentadas do Paranoá. Lá estão as lojas de roupas, sales calçados, ambulance utensílios domésticos e supermercados. O problema, porém, circula  pelas ruas. São os carros de som, que fazem propaganda durante todo o dia, atordoando quem passa pelo local.

A dona de casa Cleonice Gomes, 39 anos,  reclama do barulho, principalmente nos finais de semana. “A gente trabalha a semana toda e não consegue descansar nos sábados e domingos”, diz.


Segundo a população do Paranoá, o barulho intenso dos carros que rodam pelas ruas divulgando as promoções e ofertas dos comerciantes incomodam quem está trabalhando, principalmente no posto de saúde. A assistente administrativa  e moradora da cidade Valéria Caldas Braga, 38 anos, fica indignada com a situação. “É um absurdo esse barulho dos carros, um exagero. Estou pensando até em me mudar”, afirma.


A reclamação não é  só de quem circula pela Avenida Principal. Os moradores da Quadra 20 também são incomodados pela propaganda motorizada. É o caso da estudante Daiane Oliveira, 20 anos. “Aqui é realmente difícil, principalmente à noite, quando eles percorrem as quadras perturbando a gente”, explica. A estudante Camila Moraes, 19 anos, ressalta que os carros não respeitam os horários comerciais. Para ela, o problema só acabará se for cobrado o cumprimento das normas.  “Se eles cumprissem os horários de circulação seria mais fácil e não teria tanta reclamação”, avalia.


Os comerciantes se defendem e dizem que precisam anunciar para atrair os clientes. Afirmam, no entanto, que há respeito ao horário  comercial. O administrador da cidade, Artur Nogueira, disse que esse é um problema recorrente. Os carros de som, no entanto, segundo ele, têm autorização para circular.


A dona de casa Patrícia Faustina da Silva, 20 anos,  é outra a reclamar. “Perturba muito. A minha filha sempre que está dormindo acorda assustada com o barulho. A solução, na opinião de Patrícia, seria a diminuição do volume do som. Em sua opinião, isso  ajudaria a a amenizar o incômodo.


Segundo a administração, o problema já está sendo resolvido por meio de uma parceria com a Polícia Militar. “Nós vamos colocar um aparelho que mede os decibéis de cada carro e aquele que não estiver de acordo com as normas será apreendido”.


Matéria sugerida pela leitora Cleonice Gomes, 39 anos, secretária do lar

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado