Menu
Brasília

Lançamento do Hackacity no Guará acontecerá na próxima segunda-feira, 4

Com apoio da Setur-DF, Codese-DF lança Hackacity, programa que quer transformar a satélite em uma cidade mais inclusiva e sustentável

Redação Jornal de Brasília

01/10/2021 15h50

A administradora Luciane Quintana e a secretária Vanessa Mendonça (Setur) no monumento “Sou + Guará”, onde tem destaque a escultura do lobo guará em material reciclável / Foto: Claudio Gerber / Setur

Na próxima segunda-feira (4/10), acontece o lançamento das ações com foco no turismo do programa “Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente”. A iniciativa, desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), tem como objetivo tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. A viabilização técnica do projeto também tem apoio da sociedade e do Conselho de Cultura do Guará.

O evento, que será realizado na Escola Técnica do Guará, parceira do projeto, seguirá todos os protocolos de prevenção à covid-19 e contará com a participação da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; do presidente do Codese DF, Leonardo Ávila; da administradora do Guará, Luciane Quintana; da diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Rejane Souza Calovi; e do deputado distrital Leandro Grass.

A secretaria de Turismo do DF vem trabalhando nos últimos meses na estruturação, identificando e visitando cada um desses locais para conhecer os pontos turísticos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. “Qualificamos os colaboradores das cidades em parceria com os administradores regionais, que são muito comprometidos com a população e têm feito um trabalho maravilhoso. Elaboramos um miniguia muito bonito – em inglês e português – com explicações e fotos de cada monumento. Todo esse material também fica disponível no site da Administração e da Secretaria”, observou a secretária, Vanessa Mendonça.

“O CODESE-DF tem muito orgulho de ser a instituição parceira na realização do Hackacity Guará, junto com o Espaço Multiplicidade, especialmente por ser um projeto que na sua essência visa a melhoria da qualidade de vida da população, que é o nosso principal objetivo. Agradeço a todos os apoiadores do projeto, nas pessoas do Deputado Leandro Grass, da Secretária de Turismo Vanessa Mendonca e também de toda equipe da Administração Regional do Guará”, disse Leonardo Ávila, presidente do Codese-DF.

Essa primeira iniciativa do Hackacity Guará conta com recursos de R$ 180 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Leandro Grass investidos no projeto por meio da Setur-DF. A etapa inicial do programa é composta por três fases:

Fase 1

Produção de oito unidades de vídeo de cinco minutos sobre os seguintes conteúdos:
? Vídeo da história do Guará do nascimento até os dias atuais.
? Vídeo de contextualização da cidade do Guará como área turística mostrando restaurantes e pontos turísticos gerais da cidade;
? Park sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto;
? Feira do Guará — identificar como o “mercado municipal” do DF;
? Rota gastronômica do Guará;
? Projetos culturais do Guará e espaços físicos;
? Museus: Disco de Vinil e do Reggae;
? Parque Ezequias Heringer o maior Orquidário endêmico do cerrado.

Fase 2

Lançamento de canal de Youtube e realização de 12 lives:
? 01 Canal no Youtube #HackacityGuará lançado, com vídeos.
? 12 Webinários ou Painéis temáticos on-line, trazendo convidados e especialistas de gastronomia da cidade onde serão abordados temas alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a proposta de elaboração do Guia do Guará colaborativo.
Nesta fase, as lives seguirão a linha de pensamento prevista na Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e abordarão temas essenciais para o desenvolvimento inteligente do território guaraense, como as vocações turísticas e regionais locais e potencialidades e demandas da região.

Fase 3

Oito horas de atividades diversas:
? 10 paineis nas seguintes temáticas: Empreendedorismo Social e Economia Criativa; Gastronomia; Moda; Meio ambiente e Sustentabilidade (Horta comunitária do Guará); Inteligência Artificial; Cidades inteligentes; Diversidade; Games; Mobilidade; Esportes no Guará.
? 5 palestras;
? 2 vídeos: incluindo um com os resultados do projeto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado