Menu
Brasília

Lago Paranoá: pirarucus podem causar danos ambientais

Desde 2015, há relatos de pescadores que afirmam já terem visto mais exemplares da espécie no mesmo lago

Redação Jornal de Brasília

12/04/2021 10h00

Na última semana, um vídeo de um peixe, da espécie pirarucu, no Lago Paranoá de Brasília movimentou as redes sociais. Alguns achavam que as imagens não eram verdadeiras, outros acreditam que eram reais.

Desde 2015, há relatos de pescadores que afirmam já terem visto mais exemplares da espécie no mesmo lago. No vídeo, o pirarucu aparece próximo à superfície, na margem do Deck Norte. Confira.

O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo. Nativa da Amazônia, a espécie pode chegar a três metros de comprimento e pesar entre 100 e 200 quilos. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que vai investigar se o animal foi introduzido clandestinamente no Lago Paranoá.

A Superintendência de Auditoria e Fiscalização do Ibram alerta que o pirarucu é uma espécie exótica da Amazônia e que poderia se comportar como um predador no Lago Paranoá, o que causaria um desequilíbrio na cadeia alimentar.

Vale ressaltar que a introdução de espécies exóticas no Lago Paranoá sem a autorização do órgão é infração ambiental. O valor da multa é R$ 2 mil. Agora os especialistas vão a campo para tentar localizar o peixe e averiguar se há outros exemplares no lago.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado