Menu
Brasília

Jardim Botânico é um dos bairros mais seguros do DF, segundo pesquisa da Secretaria de Segurança

Criminalidade na região é menor que 0,24% quando comparada a outras cidades administrativas

Redação Jornal de Brasília

08/05/2024 8h53

| Foto: Cristiano Costa/Fecomércio DF

O Jardim Botânico foi considerada uma das regiões administrativas mais tranquilas e seguras para se viver no Distrito Federal. Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria do Estado de Segurança Pública do DF, pouco mais de 27 mil pessoas moram na região e a criminalidade é menor quando comparada com outras cidades administrativas – em todo o ano de 2023, não houve nenhum registro de homicídio, latrocínio ou lesão corporal no local.

O balanço realizado pela pasta mostra ainda que, nos primeiros meses deste ano, o Jardim Botânico registrou apenas 10 ocorrências policiais. Bairros como Lago Norte, Lago Sul e Sudoeste aparecem em seguida, com menos de 25. Já Águas Claras, aparece com 146 ocorrências, Taguatinga com 481, enquanto o Plano Piloto lidera com 926. A pesquisa, concluída em abril, faz comparativos mensais e anuais com índices de crimes violentos letais, crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas, entre outros.

Para os moradores do Jardim Botânico, o fato é consequência do investimento em segurança privada e da presença de batalhões especializados da Polícia Militar. No último ano, a região recebeu videomonitoramento, com acompanhamento em tempo real pelas câmeras, instaladas em pontos estratégicos.

Localizado em uma região privilegiada de Brasília, com fácil acesso às principais vias da cidade, o Jardim Botânico tornou-se a 27ª Região Administrativa por meio da Lei nº 3.435, de 1º de setembro de 2004. Uma evolução notável ocorreu em dezembro de 2019, quando o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 19/2019 foi aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), integrando os bairros Jardins Mangueiral, Tororó, Barreiros, Itaipu, São Bartolomeu, Altiplano Leste, São Gabriel, João Cândido e o Parque Ecológico do Jardim Botânico de Brasília à área administrativa do Jardim Botânico. Com isso, a RA conquistou o título de quinta maior região administrativa em termos de extensão territorial no Distrito Federal, abrigando uma comunidade de cerca de 62 mil residentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado