Menu
Brasília

Inscrições para concurso de desenho foram prorrogadas

De acordo com o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra, a iniciativa contribui com o protagonismo estudantil

Redação Jornal de Brasília

28/05/2022 10h31

Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas podem participar até as 19h do dia 5 de junho, domingo, para realizar as inscrições para o concurso de desenho. O prazo se encerraria em 22 de maio. A seleção será para um livro dos 60 anos do Conselho de Educação do DF (CEDF). O prazo se encerraria em 22 de maio.

O certame, em parceria com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), vai escolher os melhores seis desenhos para compor a identidade visual do livro. A divulgação do resultado será feita em 15 de junho, conforme previsto no edital.

O vencedor vai integrar a capa, documentos, mídias, portais e materiais gráficos do conselho, além de participar da mesa de lançamento do livro, durante a 17ª Conferência de Educação do Distrito Federal, nos dias 17 e 18 de agosto. Os outros cinco selecionados vão ilustrar cada capítulo da obra.

“Comemorar os 60 anos do CEDF com a pluralidade registrada em um livro que conta esta história e o protagonismo do conselho em torno das políticas de educação do DF legitima a atuação da instituição como guardiã e vanguarda da educação distrital”, comenta a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck.

De acordo com o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra, a iniciativa contribui com o protagonismo estudantil. “O concurso é uma contribuição do CEDF à cultura de paz nas escolas e ao projeto de vida dos estudantes, na esperança de revelar novos talentos e incentivar trajetórias de sucesso”.

Inscrição

Para participar, basta preencher o formulário presente no anexo I do edital e submetê-lo com o desenho. Os menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsável. Após o preenchimento, o candidato receberá um e-mail automático com a confirmação da inscrição.

Os documentos devem ser digitalizados em um dos seguintes formatos: PNG, JPEG ou PDF. Cada arquivo não poderá ser maior que 10 MB. Ele deve ser nomeado com o nome do aluno, como: “Nomedoaluno.jpeg”. Os desenhos que não atenderem aos requisitos do edital — seja pelo formato, pelo conteúdo, seja pela documentação apresentada — serão desclassificados.

Critérios

A comissão julgadora – composta por integrantes do CEDF, da UnDF e por artistas convidados – fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular, que será disponibilizado no site oficial.

Confira as principais características que serão exigidas:
– Criatividade: o desenho deve ser elaborado com inovação conceitual e técnica.
– Fidelidade ao tema: a ilustração deve estabelecer relação explícita com a temática dos 60 anos do CEDF.
– Aplicabilidade: visa ter possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais do desenho avaliado.
– Originalidade: o desenho deve ter uma desvinculação de outras marcas já existentes.
– Comunicabilidade: o desenho deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta.
– Qualidade artística: o projeto deve ter qualidade na elaboração do desenho.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado