Menu
Brasília

Ibaneis sanciona Lei das Antenas

Medida permite que as empresas instalem antenas em lotes particulares, mas seguindo uma série de recomendações

Redação Jornal de Brasília

13/07/2020 11h00

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta segunda-feira (13), a chamada Lei das Antenas. A medida permite que as empresas instalem antenas em lotes particulares, devendo optar por equipamentos de menores dimensões para evitar impacto visual negativo.

A Lei Complementar nº 971, de 10 de julho de 2020, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), estabelece os parâmetros urbanísticos da infraestrutura de suporte para redes de telecomunicações, instaladas em áreas públicas e privadas no Distrito Federal. A partir de agora, as empresas também deverão instalar as antenas de forma a integrar ou incorporá-las aos projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos de cada local.

O líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes comemorou a sanção da Lei:

“Trabalhamos fortemente pela aprovação dessa lei, por se tratar de um conjunto de regras de grande importância para a capital, pois ao mesmo tempo em que traz melhorias para as nossas telecomunicações, também resolve problemas históricos no que diz respeito a antenas já instaladas no DF.”

“Estamos alinhados com o governador Ibaneis Rocha no trabalho de sanar questões que vêm, ao longo do tempo, desafiando a população e os poderes do DF. Foi assim com as antenas e, por exemplo, com as poligonais. Agradeço ao governador pelo empenho, parabenizando nossa população por essas conquistas”, finalizou Claudio Abrantes.

Zona crítica

A lei leva em conta também aspectos como a chamada zona crítica, distância de pelo menos 50 metros de hospitais, escolas e creches, na qual as empresas devem evitar instalar as antenas. Para obter autorização para a instalação, as empresas devem solicitar a Licença Distrital de Implantação de Infraestrutura de Telecomunicações, que será emitida pela Seduh.

A lei prevê advertência, multa e até mesmo a retirada das antenas que forem instaladas sem a devida licença. Também está prevista a responsabilização técnica de profissionais em casos de apresentação de informações falsas ou em desconformidade com os parâmetros urbanísticos.

Telecomunicações

Para o subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz, a consolidação das regras se torna ainda mais importante num contexto de isolamento social em que há um aumento da demanda por telecomunicações. “A lei permite a regularização das estruturas existentes e garante as necessárias melhorias à prestação de um serviço público agora ainda mais essencial à toda a população”, argumenta.

As antenas instaladas até a data da sanção desta lei terão prazo de até dois anos para se adequarem as novas regras. Até então, somente áreas públicas podiam recebê-las, embasadas na Lei nº 755, de 28 de janeiro de 2008, que trata de forma genérica da concessão de áreas públicas.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado