O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, garantiu que o governo Federal continuará construindo moradias para a população da faixa um de renda – pessoas que segundo os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida ganhem até R$1.800 – ao contrário do que foi noticiado. A promessa foi feita durante a entrega de 528 unidades habitacionais que beneficiarão 2.112 pessoas, na Região administrativa de São Sebastião, no Distrito Federal. O Residencial Crixá Empesas I e II, como foi nomeado o empreendimento, será destinado a moradores da faixa um. A entrega das moradias aos proprietários contou também com a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e do superintendente nacional de habilitação da Caixa, Rodrigo Souza Wermelinger.
O Crixá Empresas I e II são compostos por 33 blocos de apartamentos cuja a área privativa é de 47.65m², divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. “Estamos finalizando 33 mil unidades, daremos continuidade a isso. Poderemos remodelar a forma de fazer, mas o público-alvo do governo é justamente a faixa um, aqueles que mais precisam, que têm menor renda. De forma alguma parar de construir para essas pessoas é uma realidade”, frisou o ministro Canuto.
Para o próximo ano a prioridade, segundo o ministro, é concluir tudo que está em construção sem que haja paralisação. Existem hoje mais de 230 mil unidades em andamento e 50 mil de obras paradas, num total de 280 unidades que precisam ser finalizadas em todo o país. “Mesmo num momento de ajuste fiscal, de dificuldade financeira, é preciso entregar políticas públicas de qualidade para a população”, concluiu o ministro.
O governador Ibaneis disse que o projeto inaugurado ontem é uma parte de um projeto que tem por objetivo entregar 1.900 moradias. “Esse é um novo modelo de entregar as moradias já com a infraestrutura necessária”, explicou o governador, ressaltando que até ao final de seu governo deverá fazer – numa parceria com o Executivo federal – 30 mil moradias.
O chefe do Executivo também garantiu a regularização de áreas, que segundo ele, dará dignidade as famílias. “Temos um conjunto de mais de 50 licitações na área de infraestrutura, construção de upas, de hospitais, revitalizações pela cidade. Todas serão lançadas a partir de janeiro” enumerou o governador, garantindo que Brasília se transformará num dos maiores canteiros de obras do País