Menu
Brasília

Ibaneis antecipa liberação do uso de máscaras ao ar livre

Segundo o governador, a medida foi antecipada após a revisão dos dados referentes a pandemia na capital

Geovanna Bispo

04/03/2022 12h55

Foto: Vitor Mendonça / Jornal de Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, nesta sexta-feira (04), a antecipação da desobrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. Anteriormente, a data prevista era a próxima segunda (07).

Segundo o governador, a medida foi antecipada após a revisão dos dados referentes a pandemia na capital. “Revisando os dados, antecipo a liberação da máscara em ambientes abertos para hoje, conforme decreto já publicado no Diário Oficial”, escreveu em suas redes sociais.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta e tem valor imediato. Por enquanto, a medida não vale para ambientes fechados.

Na última quinta (03), a taxa de transmissibilidade (Rt) da covid-19 atingiu o seu menor índice desde o início da pandemia sendo 0,65. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Essa taxa significa que 100 pessoas infectadas infectam outras 65.

Endemia

Nesta manhã, Ibaneis participou da inauguração de uma quadra no Cruzeiro acompanhado de líderes da comunidade e do deputado distrital, Reginaldo Sardinha. Também estava presente o Administrador Regional, Luiz Eduardo Gomes de Paula Pessoa. O governador, que passou pela feira e ainda fez um jogo numa loteria, ao ser questionado sobre a liberação do uso das máscaras, ele comentou sobre o recente estudo encomendado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Ministério da Saúde.

Confira as imagens do repórter do Jornal de Brasília, Vitor Mendonça:

O estudo encomendado deve analisar a situação pandêmica do país e decidir se a pandemia pode ser rebaixada para uma endemia, ou seja, um status de doença recorrente, que se manifestam com frequência em determinada região.

“Nós estamos revendo todas as medidas para que a gente possa voltar ao normal. Já se fala, inclusive, em deixar de ser pandemia para se tornar uma endemia e, com isso, nós esperamos com isso voltar a normalidade”, finalizou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado