No dia 10 de junho, website like this às 11h, this site será oficializada a entrega da nova brinquedoteca da Unidade de Pediatria do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS). O local passou por uma pequena reforma e recebeu novos brinquedos, about it móveis, jogos, equipamentos e livros. O projeto é fruto de uma parceria do hospital com o programa Nossos Sonhos São Possíveis, do laboratório Sanofi-aventis.
Inaugurada pela primeira vez em 1999, a Brinquedoteca do Hras proporciona momentos de recreação e convivência às dezenas de pacientes internados na unidade. A reforma possibilitou a modernização de todo o mobiliário, a adequação dos móveis bem como a reposição de material escolar que serão compartilhados com a sala de aula (classe hospitalar).
A Unidade de Pediátrica do hospital receberá uma brinquedoteca fixa, localizada na enfermaria, equipada com mesas de atividades, armários modulares, computadores, aparelhos de som, televisão e DVD, além de dezenas de brinquedos, jogos eletrônicos, CDs e livros.
A instituição ainda receberá uma brinquedoteca móvel – carrinho especialmente desenvolvido para levar brinquedos e atividades escolares às crianças que não podem sair de seus leitos. Com gavetas que se transformam em bandejas de leito, as crianças acamadas também se beneficiam das atividades lúdicas e educativas oferecidas na sala de recreação.
A área de isolamento do Hospital também ganhará móveis e equipamentos eletrônicos para atender crianças que não podem participar do convívio da brinquedoteca, devido ao tipo de enfermidade que apresentam.
Para o diretor do HRAS, Alberto Henrique Barbosa, a brinquedoteca hospitalar é um espaço fundamental no contexto da internação. “É um local de grande importância, pois desperta o sentimento lúdico nas crianças e isso propicia uma recuperação mais rápida desses pequenos pacientes”, ressalta.
A iniciativa contribui para disseminar a importância da humanização no meio hospitalar, que culminou, em março de 2005, com a criação da Lei Federal nº 11.104, tornando obrigatória a implementação de brinquedotecas em unidades de saúde com atendimento pediátrico em regime de internação.
O Programa “Nossos Sonhos são Possíveis”, criado pela Sanofi-aventis Brasil em 1999, tem por objetivo instalar brinquedotecas hospitalares nas enfermarias de serviços pediátricos de hospitais públicos de referência.