Menu
Brasília

Homem que matou a mãe no Riacho Fundo está internado na Penitenciária Feminina

Arquivo Geral

26/02/2018 11h20

Breno Esaki/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

O homem que matou a mãe com uma barra de ferro no Riacho Fundo I na quinta-feira passada (22) está internado na ala psiquiátrica da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Fernando Lino de Souza, 33 anos, amordaçou, amarrou e matou a mulher, de 60 anos, com diversos golpes com cano de ferro dentro da residência da família. Em Audiência de Custódia, a Justiça determinou internação provisória, pelo prazo de 45 dias, para avaliar a sanidade mental do suspeito.

“O conduzido mostra claros sinais de padecer de alguma enfermidade mental”, afirmou o juiz substituto do Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), Wellington da Silva Medeiros. Fernando confessou que matou a própria mãe “porque estava passando por dificuldades”. Para o juiz, isso “revela discurso desconexo e próprio de quem tem alguma deficiência cognitiva” e os indicativos de insanidade mental poderiam comprometer o discernimento para a prática de crime.

Leia mais:

Rapaz mata a própria mãe com barra de ferro no Riacho Fundo
Responsável por matar a mãe no Riacho Fundo cumpria prisão domiciliar
Assassino revela o que o levou a matar a mãe no Riacho Fundo

Assim, a decisão foi de mandar o suspeito à internação provisória na ala psiquiátrica da Penitenciária Feminina do DF para instauração de incidente de sanidade mental. Aquela é a única unidade destinada para isso. Segundo informações do Tribunal de Justiça, a ala é separada das demais detentas e funciona de forma provisória até que seja construída a Penitenciária III e o Núcleo de Saúde no Complexo Penitenciário do DF, dotada de psiquiatra, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

No dia do crime, o suspeito conversou com o Jornal de Brasília após ser preso em flagrante. Atrás das grades da 27ª Delegacia de Polícia, ele disse que as discussões eram constantes e afirmou ser usuário de drogas. “Não lembro quantas vezes bati nela. O ferro, peguei lá em casa mesmo. Estou arrependido”, garantiu. Fernando Lino de Souza vivia de aposentadoria por distúrbios mentais e já havia sido preso por tentativa de homicídio cometido em 2012 e cumpria regime domiciliar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado