Menu
Brasília

Greve dos metroviários chega a um mês; audiência de conciliação foi marcada

Paralisação faz “aniversário” de um mês nesta segunda (3). Não há previsão para o fim da greve

Willian Matos

03/06/2019 11h22

metrô

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Da redação
[email protected]

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) prorrogou, por mais 30 dias, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre Sindicato dos Metroviários (SindMetrô) e Metrô-DF. A greve, que completa um mês nesta segunda-feira (3), segue sem previsão de terminar.

No entanto, a desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, do TRT-10, marcou audiência de conciliação entre o SindMetrô e o GDF para tentar acabar com a paralisação. A conversa acontece nesta quarta-feira (5), às 9h30, na sala de reuniões da presidência do TRT.

Cada empregado prejudicado pelo Metrô-DF por conta da greve poderá acarretar em multa de R$ 10 mil para a empresa. Caso o Acordo Coletivo acabe sem um consenso, os servidores ficarão sem uma série de benefícios, como auxílios-alimentação e creche, indenização de transporte, plano de saúde, etc.

Passageiros

Enquanto as partes tramitam nos bastidores, os passageiros sofrem com a escassez. Durante a paralisação, o Metrô-DF disponibiliza 18 trens nos horários de pico, que vai de 6h às 8h45; e de 16h45 às 19h30, de segunda a sexta-feira. Nos demais momentos, a população conta com quatro ou cinco trens.

A redução resulta em vagões superlotados e transtorno geral, sem contar em pequenas panes que acontecem, como a desta segunda (3) na Estação Shopping, que perdeu a energia durante seis minutos. Ou a falta de funcionários nas estações para auxiliar com as catracas e informações gerais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado