Menu
Brasília

Goiás já vacinou 82 mil moradores do DF

Caiado diz que, por um ponto de vista legal e moral, não seria capaz de barrar a vacinação de brasilienses

Willian Matos

29/06/2021 9h11

Foto: Divulgação

O Estado de Goiás estima que já tenha vacinado 82.103 pessoas com endereço do Distrito Federal. Levantamento da Secretaria de Saúde local aponta que 64.666 receberam a primeira dose e 17.360 a segunda. Ainda houve 77 pessoas que tomaram a vacina da Janssen, em dose única.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que “não é possível barrar a vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral”. Essa conexão entre DF e Goiás ocorre pela proximidade de alguns municípios goianos com regiões da capital federal.

Caiado ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípio a universalidade. Isso implica dizer que um cidadão morador do DF pode ir até o Goiás para se vacinar e vice-versa. “Jamais admitiria que esse princípio fosse quebrado”, garante o governador goiano.

Nesta semana, Goiás iniciou uma nova etapa da campanha que visa acelerar a aplicação das vacinas nos municípios goianos. Caiado confirmou, nas redes sociais, uma mudança na estratégia de imunização. “90% das vacinas que chegarem serão aplicadas nos municípios por faixa etária. 10% destinam-se a grupos específicos”, informou.

Alguns municípios, como Águas Lindas de Goiás-GO, estão com a vacinação por faixa etária adiantada se comparados com o DF. Em Águas Lindas, por exemplo, pessoas com 45 anos já estão sendo imunizadas. Em Brasília, quem tem menos de 48 anos ainda não pode ir aos postos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado