Menu
Brasília

GDF coloca vítimas de desabamento em hóteis da cidade

Em conversa com o Jornal de Brasília, o governador em exercício, Paco Britto,disse queesteve no local e que em 72 horas deve sair um laudo preliminar

Marcus Eduardo Pereira

07/01/2022 12h30

Com o desabamento do edifício na QSE, área especial 20, Lote 19, Taguatinga Sul, o governador em exercício, Paco Britto, revelou em conversa com o Jornal de Brasília, que esteve no local e que em 72 horas deve sair um laudo preliminar sobre o que de fato aconteceu.

De acordo com a Defesa Civil, o imóvel era irregular, sem alvará de construção ou Habite-se. Após uma avaliação preliminar, foi decido a interdição imediata da edificação até uma análise mais detalhada da situação.

A Coordenação de Gestão de Risco e Desastres foi acionada para acolhimento dos moradores e medidas protetivas. A Secretária de Desenvolvimento Social e Administração Regional está no local realizando o cadastro e os encaminhamentos à programas sociais.

O governador em exercício afirmou que as famílias também estão recebendo apoio do proprietário do imóvel. “As famílias estão em hotéis e também receberão alimentação por conta do GDF. A partir do momento em que tivermos o laudo apontando o culpado, vamos nos pronunciar”, comentou.

Desabamento

Um morador do local escutou estalos vindo do prédio onde morava e acionou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ao chegar no chamado, as equipes perceberam o perigo iminente e evacuaram a construção.

A equipe notou que o prédio possuía várias rachaduras grandes e algumas paredes com deformidades incomuns. Os Bombeiros também acionaram a Defesa Civil para o local. Os estabelecimentos comerciais próximos ao edifício também foram evacuados. No prédio havia duas pessoas com dificuldades de locomoção e outra com necessidades especiais que foram retiradas pelos agentes.

O edifício era constituído de cinco pavimentos e quatro andares. O pilotis e o primeiro andar vieram abaixo, e desabamento ocorreu como um bloco sólido; assim, não houve tombamentos para os lados da rua. Graças ao isolamento, não houve vítimas após o desabamento; apenas uma moradora foi atendida com crise de ansiedade e encaminhada para UPA de Samambaia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado