Menu
Brasília

Gari do DF vence campeonato mundial de karatê na Europa

Renato Santos, varredor da Sustentare Saneamento, foi medalhista de ouro, prata e bronze no World Karate Championships, em Malta

Redação Jornal de Brasília

26/03/2024 13h33

Foto: Divulgação

Renato Santos, gari da Sustentare Saneamento e atleta de Karatê, conseguiu um feito extraordinário. Ele desembarcou na madrugada de hoje (26), em Brasília (DF), trazendo na mala a medalha de ouro do Campeonato Mundial World Karate Championships (WKA – World Karate-Do Alliance). O karateca também conquistou troféu de prata por equipe e de bronze no Open Internacional. Os campeonatos ocorreram entre os dias 21 e 24 de março, em Malta, na Europa. Renato representou o Brasil pela Seleção Brasileira da Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB), na categoria verde roxa.

“Estou muito feliz, é o meu primeiro título mundial e a realização de um grande sonho, que era trazer a vitória para o Brasil pela seleção brasileira no exterior”, disse Renato Santos, que pisou em solo internacional pela primeira vez.

A conquista será comemorada amanhã (27), às 13h40, no Distrito de Limpeza da Ceilândia (DF), onde Renato Santos trabalha como varredor e será recepcionado pelos colaboradores da Sustentare Saneamento. A empresa é patrocinadora oficial do atleta.

Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento, afirma que todos na empresa estão muito felizes pela linda vitória do Renato. “Ele é um exemplo de dedicação e persistência para todos nós. Quando Renato nos procurou para relatar suas dificuldades com as coberturas dos custos para treinos, inscrições em campeonatos, passagens, hospedagens, alimentações, liberações abonadas no trabalho, uniformes, entre outros, decidimos apoiá-lo no que fosse necessário para servir de pilar nas aspirações e metas de vida dele, que têm sido alcançadas rapidamente”.

Renato Santos nasceu em Taguatinga (DF), tem 26 anos, é casado e tem uma filha de dois anos. Ele é morador do Sol Nascente.

Ascenção meteórica

O atleta começou a treinar em novembro de 2019 influenciado pelo primo Lincon Vidal, que faz parte da Seleção Brasileira de Karatê. Com menos de cinco anos dedicados ao esporte, Renato Santos já contabiliza 34 medalhas e 9 troféus. A convocação para participar da Seleção Brasileira da CNKB ocorreu em novembro do ano passado.

Em outubro de 2022, ele foi medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê da CNKB e, no ano passado, foi medalha de bronze no mesmo torneio. Ele também venceu o último Campeonato Brasiliense de Karatê, realizado pela CNKB, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente, Renato Santos é líder pelo segundo ano consecutivo no ranking de sua categoria pela Federação Brasiliense de Karatê, e vice-líder no ranking da Federação Mineira. A primeira ele compete pela CNKB e a segunda pela CBK.

A ascensão meteórica do Renato ocorreu graças ao esforço dele, de seus treinadores e, principalmente, do patrocínio da Sustentare Saneamento. “A empresa, além de me patrocinar, me libera no serviço para eu participar das competições. Esse patrocínio caiu do céu, sou muito grato por tudo que a Sustentare faz por mim. Sem esse apoio, eu não teria condições de chegar até aqui”, frisou o karateca.

Rotina puxada

Renato trabalha como varredor na Ceilândia, de segunda a sábado, das 6h às 14h20. Assim que finaliza o expediente, segue para a fisioterapia na Vitay Life Saúde, que também o patrocina, e de lá vai para o Kotaka Dojo.

Antes dos patrocínios, Renato treinava gratuitamente no Dojo Iskem Ice, um projeto social da igreja Cristã Evangélica, porém o local foi fechado recentemente.

Novas aspirações

Além de intensificar os preparos para as próximas lutas, Renato quer cursar faculdade de educação física e estudar inglês. “A faculdade vai me trazer conhecimentos que poderei aplicar em mim mesmo e aprender inglês vai facilitar nas minhas próximas disputas internacionais”, comentou o atleta.

Ele também deseja dar aulas gratuitas de karatê para crianças na comunidade onde mora.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado